Governo de Goiás apoia primeira maratona de inovação da prefeitura de Goiânia
Evento ocorre entre os dias 28 e 30 de março

A prefeitura de Goiânia, com apoio do governo de Goiás, promove, entre os dias 28 e 30 de março, a primeira edição do hackathon GO! Uai Tech. O evento acontece no Hub Goiás e desafiará os participantes a desenvolver soluções tecnológicas voltadas à gestão sustentável de resíduos sólidos no município. A equipe vencedora poderá receber até R$ 3 mil.
A maratona de inovação é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, o Hub Goiás, o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG) e a PUC Goiás. Para o secretário José Frederico Lyra Netto, a inovação desempenha papel crucial na melhoria da gestão pública. “A inovação pode ser uma grande aliada da gestão eficiente e quem ganha, no fim do dia, é a sociedade”, afirma.
O prefeito Sandro Mabel destaca a importância do evento para o avanço tecnológico da cidade. “Goiânia precisa superar o atraso causado pela falta de investimentos nos últimos anos. Iniciativas como o hackathon são fundamentais para tornar a cidade mais eficiente e inteligente”, explica.
O foco do hackathon é desenvolver soluções para a coleta de resíduos, educação ambiental, reciclagem e aprimoramento da destinação de materiais descartados. “A ideia é transformar desafios ambientais em oportunidades, utilizando a tecnologia para criar soluções eficientes e sustentáveis”, completa Mabel.
Participarão da maratona estudantes, especialistas e empreendedores, que trabalharão em equipes de três a cinco integrantes para propor soluções inovadoras. Além do prêmio em dinheiro, as três melhores equipes terão acesso aos programas de pré-incubação do CEI-UFG e da PUC Goiás, com suporte para transformar suas ideias em negócios viáveis.
Johnny Laranjeira, superintendente do Hub Goiás, afirma que iniciativas como o hackathon são essenciais para promover inovação. “Este evento representa um avanço significativo para o ecossistema de inovação da cidade, abordando um desafio global e promovendo educação ambiental”, conclui.