Avaliação

Governo de Goiás é o terceiro mais bem avaliado do Brasil, diz pesquisa

A gestão de Ronaldo Caiado (União Brasil), ficou atrás apenas das administrações dos estados de Alagoas e Ceará

Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

O governo do estado de Goiás é o terceiro mais bem avaliado pela população em todo o país. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo Instituto Exata/OP. A gestão de Ronaldo Caiado (União Brasil), ficou atrás apenas das administrações dos estados de Alagoas e Ceará. Os dois estados nordestinos eram governados até 1º de abril respectivamente por Renan Filho (MDB) e Camilo Santana (PT). Ambos agora são pré-candidatos ao Senado.

De acordo com a pesquisa, o governo foi bem avaliado por 59,1% das pessoas entrevistadas, contra 32,1% que não aprovam e 8,8% que não sabem ou não responderam. A aprovação de Goiás também ficou acima da média nacional, que chegou a 42,1%, e da medida da região Centro-oeste, que marcou 53,2%.

Os resultados mostraram ainda que a aprovação do governo é maior entre mulheres, pessoas com 60 anos ou mais e com o ensino médio completo. Em contrapartida, as piores avaliações vieram entre homens, pessoas com idade entre 16 e 24 anos e com ensino fundamental.

No total, 600 pessoas foram entrevistadas no estado entre os dias 22 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 4,1%. Como a pesquisa não fez nenhuma pergunta de caráter eleitoral, nem tinha fins de medição quantitativa de intenções de voto, apenas avaliação do recall das gestões estaduais, não precisou de registro junto à Justiça Eleitoral.