COLUNA DO BOSCO BITTENCOURT

Governo de Goiás firma importantes parcerias na China e atrai novos investimentos para estado

Com quatro dias de missão, delegação goiana faz balanço positivo após fechar grandes acordos

Comitiva goiana na China: resultados positivos (foto divulgação)

Liderado pelo secretário de Indústria e Comércio de Goiás  Joel Sant’Anna Braga, a comitiva goiana, que desembarcou na China na última segunda-feira (10), para uma nova missão técnica, já apresenta resultados positivos. 

Maior indústria chinesa de material cirúrgico, Zhonghong firmou um acordo para a distribuição de seus produtos em Anápolis, utilizando o Porto Seco.

Outra conquista foi a criação de uma unidade laboratorial de medicamentos da medicina tradicional chinesa, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a iniciativa privada.

Na área da mineração, os representantes do governo estadual assinaram protocolo com a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) para a execução do levantamento geofísico de Goiás, dentro do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm). O acordo promete fortalecer o setor mineral, trazendo tecnologias avançadas e novos recursos para a exploração sustentável. 

E a Meihai, uma das principais concorrentes da Ajinomoto, está em negociações avançadas para instalar uma unidade de produção de aminoácidos em Goiás.

Joel ainda informa que, com área já adquirida em Ipameri, Goiás iniciará a produção de açúcar IC 45 destinado à exportação para a China. “Este projeto não só fortalece a economia agrícola do estado, mas também abre novas oportunidades de mercado para os produtores locais, impulsionando as exportações”, frisa.

A delegação goiana estará presente na Feira Internacional de Langfang, na China, neste domingo (16), promovendo o comércio e a cooperação econômica.

A missão técnica à China faz parte dos esforços iniciados pelo governador Ronaldo Caiado em novembro do ano passado, quando o chefe do Executivo foi ao país asiático para fortalecer as relações comerciais.