DIÁRIO OFICIAL

Governo federal nomeia Gilvane Felipe superintendente do Iphan

No último mês, o historiador informou ao Mais Goiás que assumiria o cargo

O governo federal nomeou Gilvane Felipe (Cidadania) como novo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás. A portaria consta no Diário Oficial da União de terça-feira (11) e tem assinatura da ministra de Estado da Cultura do Governo Federal, Margareth Menezes da Purificação Costa.

Em 14 de maio, Gilvane, que é historiador e ex-presidente do Cidadania, informou ao Mais Goiás que seria nomeado nos próximos dias. “Me disseram que leva de duas a três semanas. Mas o processo já teve início”, disse à época. “A posse vamos marcar assim que tivermos uma data mais concreta.”

Ele teve indicação da deputada federal Adriana Accorsi (PT), que é pré-candidata ao Paço de Goiânia. Gilvane, ainda presidente do Cidadania, defendia que a federação, que inclui o PSDB, apoiasse a petista na corrida eleitoral deste ano. Sem aval, ele renunciou ao cargo – apesar de seguir no partido.

Antes, o Iphan estava sob comando interino de Hellen Batista Carvalho. Em 29 de fevereiro, o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães (PT), pediu exoneração do cargo de superintendente regional do Instituto, deixando o cargo no dia 1º.

Pedro ficou no cargo por sete meses. No fim do ano passado, alguns servidores acusaram o então superintendente de assédio moral.

Em nota, a assessoria do professor afirmou que ele sofria uma “campanha de difamação por parte de alguns servidores que não têm aceitado as decisões de sua gestão”. Naquele momento, algumas entidades saíram em defesa de Pedro Wilson.