Governo inicia reforma administrativa com posse de sete secretários
Lista completa com as alterações ainda não foi definida e as mudanças ocorrerão em três etapas, até abril
Tomam posse nesta quinta-feira (1°) os sete primeiros membros do secretariado do Governo de Goiás. As mudanças fazem parte da reforma administrativa para compor o Governo de José Eliton (PSDB), que irá assumir chefia do executivo estadual no dia 7 de abril. A reforma será dividida em três etapas: a primeira nesta quinta, a segunda depois do carnaval e a terceira apenas no início de abril. Além de estar de olho nas eleições do Senado, Marconi realiza a manobra para dar mais espaço ao vice, que pretende disputar as eleições para governador em busca da manutenção do legado tucano no executivo estadual.
A solenidade de posse de sete novos auxiliares ocorre às 11h30 no teatro do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes (Itego), Basileu França, no Setor Universitário, em Goiânia.
A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) será assumida pelo empresário Hwaskar Fagundes, no lugar do ex-deputado federal Vilmar Rocha. Na superintendência Executiva da Secima, assumirá Lucas Pugliese Tavares, bacharel em Direito que ocupa o cargo de diretor de Gestão, Planejamento e Finanças da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Hwaskar foi indicação do deputado Heuler Cruvinel. Lucas, foi indicado por Francisco Júnior. Ambos assumem com respaldo de Thiago Peixoto.
A Agência Goiana de habitação (Agehab) terá um novo presidente: Cleomar Dutra Ferreira. Ele que é superintendente executivo de Negócios para Habitação no Sul de Goiás da Caixa Econômica Federal substui Luiz Stival, ex-prefeito de Nova Veneza. Cleomar é indicação do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy.
O jornalista Jarbas Rodrigues Júnior será empossado como chefe da Comunicação Setorial do Gabinete Particular do Governador. Ele, que comandava a coluna Giro, no Jornal O Popular, ficará no lugar do também jornalista João Bosco Bittencourt.
Bittencourt, por sua vez, não ficará de fora. Ele, que já compôs a equipe de comunicação do ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB) e também já foi editor do Diário da Manhã, será titular da Agência Brasil Central (ABC), na vaga deixada por Edvaldo Cardoso, que sairá para estar à frente da Celg Telecom.
Compõe a nova equipe o advogado e ex-secretário de Trânsito de Goiânia, Benitez Calil, que comandará a Secretaria Extraordinária da Juventude no lugar de Lucas Calil, seu filho, que retorna ao papel de deputado estadual para tentar a reeleição.
Próximas etapas
A expectativa é que na próxima semana seja empossado o próximo titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ex-governador Irapuan Costa Júnior. Como anunciado na semana passada pelo vice-governador José Eliton, Irapuan assume no lugar de Ricardo Balestreri, que comandará a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo.
Nas próximas fases, também deverão ser empossados João Furtado, que sai da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para a Secretaria de Governo (Segov), no lugar de Tayrone Di Martino; e Manoel Xavier, que deixa o Detran para ocupar a vaga de João na Sefaz. O nome de Henrique Tiburcio, ex-presidente da OAB Goiás, tem sido ventilado para a vaga do Detran, mas a informação ainda não foi confirmada pelo Governo.