XADREZ POLÍTICO

Gustavo Gayer sobre Goiânia: “Se Caiado me apoiar, tudo bem, mas não foi conversado”

Em entrevista, deputado federal fala sobre Goiânia, Aparecida e relação como governador Ronaldo Caiado

O deputado federal Gustavo Gayer (PL) indicou, na terça-feira (21), que sua pré-candidatura em Goiânia para as eleições municipais de 2024 tem sido construída a conta gotas e que deve dar uma “acelerada boa” nos próximos dias. Ao falar sobre um eventual apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o parlamentar até indicou que seria bem vindo, mas não há conversas nesse sentido.

Gayer participou, ao lado do deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL), do programa Polithea, da Fonte TV. Na ocasião, ambos comentaram sobre os cenários pré-eleitorais de Goiânia e Aparecida. Alcides já lançou sua pré-candidatura à Cidade Administrativa em oposição ao atual prefeito Vilmar Mariano (MDB) – seu antigo aliado -, desde outubro do ano passado.

No programa, Gayer foi questionado se a aproximação do governador Caiado com o bolsonarismo pode render um consequente apoio já agora nas eleições 2024, haja vista que a base caidista tem encontrado dificuldade em levantar um nome. “Se esse for o final das tratativas, tudo bem. Não é algo que eu pedi, que eu almejo. Não foi conversado nada nesse sentido, que ele venha a me apoiar”, levantou.

O chefe do executivo goiano passou a endurecer críticas ao governo Lula e agora acena para o bolsonarismo ideológico ao confirmar participação no ato em favor do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), agendado para o próximo dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Estímulo em apoio a pré-candidatura de Bruno Peixoto

Gustavo Gayer também revelou que, na última vez que conversou sobre eleições com o governador Ronaldo Caiado, o estimulou a apoiar a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto. O deputado estadual, no entanto, indicou que não vai seguir com o projeto

“A última vez que eu estive com ele e conversei com ele, eu falei que o Caiado deveria demonstrar apoio ao Bruno Peixoto, que sempre foi fiel e leal ao governador e tinha essa intenção. Nada mais justo em apoiar alguém do partido dele, que sempre esteve ao lado dele. Eu acho que ele até estranhou na hora”, revelou.

Gayer ainda pontuou que a possibilidade não está totalmente descartada. “Nada é definitivo. O Jânio Darrot que o Caiado resgatou das catatumbas da política, ele já não vai decolar. Colidiu antes de levantar voo. Ele vai resgatar mais alguns outros nomes”, pontuou. “A verdade é que não está em cima da hora. Tem o Bruno Peixoto, ele pode apoiar o Bruno ainda. Tem o Vanderlan, também”, pontuou destacando que apenas o PT é uma possibilidade impossível.

Candidatura de Alcides em Aparecida

Com o deputado federal Professor Alcides na mesma bancada, Gustavo Gayer disse que a eleição em Aparecida de Goiânia será a “mais tranquila”. “O Professor Alcides está fazendo um trabalho espetacular. Eu o acompanho muito. Se tem um deputado em Goiás que ganhou minha admiração e respeito é o Professor Alcides. Está sempre com a gente, votando com a direita, sempre ajuda quando precisamos. É um cara exemplar”, destaca.

A situação de Alcides é tão confortável no município que Gayer disse que não precisaria nem de emprestar seu apoio ao parlamentar. “Seria um privilégio para Aparecida ter um prefeito desse cacife, dessa estirpe. O bom é que ele nem precisa de ajuda. Ele já está numa situação que nem precisa de ajuda. Essa corrida praticamente já está ganha. É bom, porque Aparecida precisa ter alguém a altura”, destacou.

Alcides também demonstrou confiança. “A nossa pré-campanha em Aparecida aconteceu muito cedo. O atual prefeito deu o start nela muito cedo. Acreditamos que se a eleição fosse hoje venceríamos tranquilamente no primeiro turno, mas vamos trabalhar para ampliar essa vantagem até o dia 6 de outubro”, salientou.