Impeachment campeão de Dilma
O afastamento da presidente foi o assunto mais comentado no Facebook em 2016. Pela importância do assunto e pela guerra declarada entre seguidores e oposicionistas nas redes sociais.
O afastamento de Dilma Rousseff foi um dos capítulos mais dolorosos da política brasileira dos últimos tempos. Em 2016, foi também o assunto mais comentado do Facebook. Por acaso? Não.
As últimas campanhas políticas tem usado e abusado das redes sociais. Elas ainda não são capazes de decidir eleições, mas tem uma influência cada vez maior entre os eleitores.
No caso de Dilma, a sua reeleição teve a marca de um exército de militantes virtuais, que destruíam, a cada novo comando, a imagem de um adversário. Um dos erros apontados na ação de Dilma foi ter descartado exército logo após as eleições. O impeachment foi o argumento para a volta dos que não foram.
Dilma enfrentou problemas econômicos e foi vítima da falta de habilidade política. Sua e dos seus. Está cada vez mais claro que a negação das propostas de avanços novos na área social pesou muito no seu descrédito.
Mas o principal parece ser a afirmação de um grupo político ávido por recursos na esfera do governo. Dilma foi descartada por esse grupo, que hoje sofre especialmente com a Lava Jato. Aliás, a operação que vem desnudando a nossa política, é apenas o sétimo assunto mais comentado na mesma rede social. Coisas do Brasil.