Incentivo para estacionamento é essencial para reformulação do Centro
Revitalização da região passa pelo fortalecimento do comércio
A revitalização do Centro de Goiânia passa pelo fortalecimento do comércio na região. O projeto apresentado pelo prefeito Rogério Cruz, na segunda-feira (23), prevê vários benefícios fiscais aos comerciantes. Uma das propostas para revigorar os negócios na Região Central é o estímulo a estacionamentos, já que a demanda por vagas em toda área é gigante, causando dor de cabeça para quem visita o Centro.
Além dos visitantes que têm problemas com a falta de vagas para estacionar – isso também gera prejuízos ao comércio. Há alguns anos, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) encomendaram uma ampla pesquisa que revelou que 52% dos consumidores com carros já deixaram de comprar algo por falta de estacionamento. Este é um número que evidencia a importância da criação de vagas no Centro de Goiânia, como forma de atrair o consumidor e fazer com que a região da cidade volte a ser opção para o consumo.
Uma boa saída para que a expansão dos estacionamentos ajude a atrair os goianienses ao Centro da cidade e, ao mesmo tempo, cause menos impacto é a construção de edifícios garagens. Essa é uma política muito utilizada, principalmente, nos Estados Unidos e Europa, onde este tipo de estabelecimento ajuda a organizar o trânsito das grandes cidades. Atrair o consumidor para o Centro de Goiânia não é tarefa fácil, principalmente com a popularização dos shopping centers nas últimas décadas, mas a política de mobilidade para tal – como a oferta de linhas de transporte coletivo e a disponibilidade de vagas de estacionamento para quem se desloca de carro – é parte essencial para atrair a população e tornar o Centro vivo outra vez.