ELEIÇÕES 2024

Independente do voto, 61,68% do eleitor de Aparecida vê Leandro Vilela eleito prefeito, aponta Goiás Pesquisas/ Mais Goiás

Eleitor de Aparecida vê vitória de Leandro

Independente do voto dado na urna no próximo dia 27 de outubro, 61,68% do eleitor aparecidense vê o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), eleito próximo prefeito de Aparecida de Goiânia, de acordo com nova rodada da Goiás Pesquisas, feita sob encomenda pelo portal Mais Goiás e publicada nesta terça-feira (15). Trata-se de uma mudança drástica no quadro, já que no dia 29 de setembro, apenas 26,15% acreditavam na vitória do emedebista.

Neste cenário, a Goiás Pesquisas mede a expectativa de vitória do eleitor diante dos candidatos e não o voto que o aparecidense depositará nas urnas. No dia 29 de setembro, 63,87% dos que responderam o levantamento, acreditavam em uma vitória do deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL). Agora, esse número caiu para 29,54%. 8,78% dos entrevistados não souberam responder.

O cenário confirma o favoritismo de Leandro Vilela que terminou o primeiro turno, com 48,02% dos votos válidos à frente de Alcides, com 43%, em um contexto de virada na disputa.

Vale lembrar que Alcides liderou todas as rodadas da Goiás Pesquisas publicadas no primeiro turno, mas no último levantamento, publicado uma semana antes da eleição Leandro já apontava crescimento diminuindo a diferença que no começo da série era de 30 pontos percentuais para 15. O resultado do primeiro turno confirmou a reversão no quadro em favor de Vilela que tem o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas entrevistou 501 eleitores de Aparecida de Goiânia nos dias 10 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

As entrevistas foram realizadas de forma presencial, em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, abrangendo diferentes regiões da cidade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-06230/2024​