POLÊMICA

Índices de segurança obtidos em 2020 resultam de anos de trabalho, rebate Marconi

Ex-governador publicou texto que, segundo ele, é compartilhado em grupos de policiais para rebater declaração de Caiado sobre Goiás já ter sido "Disneylândia da criminalidade"

Marconi e Caiado | Foto: Wilson Dias e Jucimar de Sousa

Marconi Perillo (PSDB) rebateu às críticas feitas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) durante apresentação de dados da segurança pública realizada na manhã de segunda-feira (25). O tucano disse ao Mais Goiás, nesta terça-feira (26), que comunga com texto atribuído a policiais o qual diz afirma que “a diminuição da incidência criminal vem ocorrendo desde o ano de 2016 em todas as modalidades criminosas”. O texto foi replicado nas redes sociais do ex-governador.

O Perillo aponta que “é preciso considerar que 2020 foi um ano atípico devido a pandemia e durante metade do ano tudo estava fechado”. Marconi ainda diz que os policiais contestam o fato de que Goiás  era uma ‘Disneylândia dos bandidos‘, frase dita por Caiado durante apresentação de segunda-feira em referência aos números de criminalidade das gestões do PSDB no estado.

O texto replicado por Marconi Perillo aponta que mudanças e investimentos implantados em 2011 colaboram para o cenário atual. Entre as medidas que teriam propiciado a “redução gradativa das ocorrências” estão reposição de efetivo, compra de armamento, aumento do valor da hora extra, locação e ampliação de camionetas novas, estabelecimento de metas a cumprir, fortalecimento das Unidades Especializadas da PM e PC”, consta na publicação.

“O governador desconsidera a todos [fatores acima mencionados]. É como chamar os policiais militares e civis de bandidos. Por outro lado a Segurança vive a beira do colapso. Sobrevive à custa de horas extras dos policiais, sem qualquer investimento, mal dando conta do custeio básico”, continua o texto.

Dados

Durante a apresentação de dados da Segurança Pública, Caiado apontou que 68 municípios goianos não registraram nenhum caso de homicídio. Já em outros 16, não há ocorrência de crime violento. O governador afirmou que a segurança pública no estado é referência nacional. Ele citou, por exemplo, a redução histórica de 10,4% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais, alcançada no ano passado em comparação com os números de 2019.

A taxa reúne as ocorrências de homicídios (-9,39%), latrocínios (-22%) e lesão corporal seguida de morte (-38,9%). A queda é a maior desde a criação do Observatório de Segurança Pública, em janeiro de 2011.

“Esses índices não são fáceis de serem obtidos”, disse Caiado. O governador ainda disse que “Goiás tinha se transformado na Disneylândia dos bandidos” em gestões anteriores.