"BARULHO INDEVIDO"

Iris diz que Goiânia não será atingida por Coronavírus: “protegida por Deus”

Diferente do governo de Goiás que fez reunião de emergência e prepara medidas preventivas contra o Coronavírus, a prefeitura de Goiânia ainda não anunciou nenhum tipo de medida semelhante

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), acredita que Goiânia não será atingida pelo Coronavírus. Iris declarou nesta quinta-feira (12), em entrevista durante entrega de carros para Conselhos Tutelares que há “um barulho indevido” quanto à doença.  Ele argumentou que a “cidade é protegida por Deus”. Iris havia sido questionado sobre mudanças na prefeitura, em virtude da doença.

“Goiânia é uma cidade protegida por Deus. Essa história de Coronavírus que está dominando o mundo inteiro… eu estou aqui tranquilo, consciente, que [a capital] não será atingida, o povo de Goiânia é muito voltado para o trabalho, para a assistência aos seus vizinhos, eu estou absolutamente tranquilo de que têm feito um barulho indevido em relação a essa doença”, declarou.

Iris disse ainda que é natural que as pessoas viajem, mas que a cidade está protegida. Ele argumentou que as unidades estão preparadas e que “atendimentos serão imediatos e competentes no caso de eventualidades ou sinal da doença”.

Diferente do governo de Goiás que fez reunião de emergência e prepara medidas preventivas contra o Coronavírus, a prefeitura de Goiânia ainda não anunciou nenhum tipo de medida semelhante.

Repercussão

O assunto repercutiu na Câmara Municipal de Goiânia. O vereador Andrey Azeredo (MDB) protocolou requerimento solicitando à presidência da Câmara a criação de uma comissão de parlamentares, com o objetivo prioritário e urgente de exigir da Secretaria Municipal de Saúde um plano de contingência para contaminações por coronavírus. Ele também questionou quais serão as medidas concretas que estão sendo tomadas para prevenção e preparação da cidade diante desta epidemia.

“Vamos ter suspensão de eventos, de aulas, como vai ser nos locais de grande aglomeração do comércio, como as feiras e na Rua 44 nos fins de semana? Ou vamos esperar a doença chegar a Goiânia e começar a se espalhar para daí tomar providências? O que não podemos é espalhar o pânico e sim fazer a coisa certa, buscar a conscientização e a prevenção, antes de tudo”, alerta.

A vereadora Sabrina Garcez (Sem Partido) lamentou a declaração do prefeito. Ela avalia que é importante sim contar com a ajuda divina, mas que o poder público também precisa fazer a parte dele e se planejar.

“É importante nós contarmos com as orações, mas a Prefeitura precisa fazer planejamento, o Coronavírus não tem uma letalidade grande, mas há uma grande preocupação quanto à contaminação, precisa fazer um planejamento a partir de situações simples. Teremos em breve a realização da Pecuária, jogos de futebol, eventos com aglomeração de pessoas. É um amadorismo essa posição”, destacou.