LEVANTAMENTO

Iris migra mais votos que Caiado e Bolsonaro, diz pesquisa Serpes

Pesquisa realizada pela Serpes/O Popular, divulgada nesta segunda-feira (19), apontou cenário de migração de votos…

Pesquisa realizada pela Serpes/O Popular, divulgada nesta segunda-feira (19), apontou cenário de migração de votos em Goiânia. O levantamento mostra que 44,1% dos eleitores goianienses votaria em um candidato indicado pelo prefeito Iris Rezende (MDB), outros 46,4% dizem que não votaram e 9,5% não sabem dizer. É o maior índice entre os nomes apontados pela pesquisa.

Quando questionados se votariam em um candidato indicado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), 29,6% que dizem que “sim”. Outros 61,1% dizem que não votariam e 9,3% não sabem dizer.

A influência para a escolha do candidato a partir da indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é de 30,8%, segundo a pesquisa. Por outro lado, 61,4% dizem que não votariam em um candidato apontado por ele. Outros 7,8% não sabem dizer.

O prefeito Iris já reiterou que se manterá distante da disputa e evita citar nomes de sua preferência. Caiado, por outro lado, apoia expressamente Vanderlan Cardoso (PSD), e agiu ativamente para a composição da chapa encabeçada pelo senador.

O presidente Jair Bolsonaro diz se manter distante das disputas municipais, embora tenha manifestado a favor de candidatos em algumas cidades.

Plano de governo

A pesquisa ainda sondou o que os eleitores goianienses avaliam na hora do voto. Para 53,7% as propostas e o plano de governo contam mais na hora de escolher candidato. Enquanto 12,6% dizem que o nome do candidato pesa mais, outros 11,1% avaliam o partido a qual o prefeitável pertence e 8,2% observam grupo de políticos que o apoiam. Tempo de tv é avaliado por 3,3% e outra 3,5%. Não souberam responder soma 7,5%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 15 de outubro, ouviu 601 eleitores de Goiânia e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança. Está registrada sob o protocolo nº GO-03304/2020 do dia 10/10/2020.