O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, acompanhando da primeira-dama Íris de Araújo e secretários, participou, na manhã deste domingo (29), da abertura do 16º Encontro de Folia de Reis, na Igreja Matriz de Campinas. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com o apoio da Comissão Goiana de Folclore. Ao todo, mais de 50 grupos vindos de várias cidades de Goiás se apresentarão durante todo o dia na Praça da Igreja Matriz de Campinas, na Rua José Hermano. A comitiva dos grupos conta com diversos personagens como mestres, contra-mestres, palhaços e foliões, que fazem evoluções coreográficas, acompanhados de cantadores e instrumentistas.
Na ocasião, o prefeito afirmou que nesta administração a Secult continuará apoiando este e outros eventos culturais em Goiânia. ‘Em 2005, quando assumi o segundo mandato como prefeito da Capital, nós abraçamos o encontro de Folia de Reis. Portanto, é uma honra participar de mais esta edição. Além disso, é preciso reafirmar que pelos próximos anos vamos continuar incentivando as tradições, os eventos culturais e as festividades religiosas”, comentou Iris Rezende.
Neste ano, o tema escolhido do Encontro foi “Nas crianças o presente e o futuro das folias”, com a intenção de incentivar a participação dos mais jovens nos grupos folclóricos. Além de comentar sobre a importância de transferir a tradição às crianças, o presidente da Comissão Goiana de Folclore Jadir Pessoa, também presente no evento, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Goiânia. “A contribuição da Secult é imprescindível para a realização deste evento, que neste ano tem o objetivo de encantar e atrair crianças para que haja o prolongamento da Folia de Reis. Estamos felizes por realizar mais esta edição”, disse.
Tradição
A folia é considerada uma expressão do Brasil agrário, que tem características próprias, expressas em coreografias, ritmos e canções. É um evento popular que transcende a esfera religiosa de sua origem e alia aspectos profanos e regionais.
Apesar das particularidades locais, todos os grupos têm como característica principal a preservação dos versos e danças. No Brasil, a Folia de Reis é uma das tradições herdadas dos colonizadores portugueses com influências das religiões exercidas pelos escravos. A festa comemora o nascimento de Cristo. O enredo, por sua vez, lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus.