Iris volta a faltar a debates, como fez no primeiro turno
Candidato do PMDB cancelou participação nos programas realizados pela Rádio 730 AM e na TV Goiânia nesta sexta-feira (21), que se transformaram em entrevistas com Vanderlan Cardoso (PSB)
Diferente do primeiro turno, quando o ex-prefeito de Goiânia e candidato ao mesmo cargo, Iris Rezende (PMDB), não participou de oito dos dez debates realizados por emissoras de TV e rádio, o peemedebista começou o segundo turno marcando presença nos dois primeiros debates, realizados pela Rádio Interativa na segunda (17) e a TV Serra Dourada na terça (18).
Na sequência, as pesquisas Ibope e Instituto Paraná foram divulgadas na noite de quinta-feira (20) e manhã desta sexta (21) com vantagem superior a seis pontos porcentuais de Iris sobre Vanderlan nos dois levantamentos. Antes mesmo de sair a rodada da Ipobe/TV Anhanguera, o peemedebista cancelou sua participação no debate da manhã desta sexta, na Rádio 730, que acabou por se tornar uma entrevista longa com o pessebista.
Outro debate estava marcado para a tarde desta sexta, ao meio-dia, na TV Goiânia. Mas o compromisso, que estava confirmado por Iris para hoje, não consta na agenda de campanha do candidato do PMDB, que só divulgou que fará gravação de programas eleitorais, além de uma caminhada às 16 horas na Vila Concórdia, Região Leste da capital.
Às 12h10 desta sexta, o debate que deveria acontecer entre Iris e Vanderlan na TV Goiânia não aconteceu pela ausência do peemedebista, que nem enviou qualquer comunicado à emissora. Com isso, pelas regras estabelecidas, o programa se tornou uma entrevista com Vanderlan, como aconteceu pela manhã.
Já durante o debate, a coordenação da campanha enviou uma nota à TV Goiânia para dizer que “em razão de outros compromissos”, o candidato Iris “decidiu por declinar da participação”. No ar, o apresentador mostrou a agenda do peemedebista para hoje, que não consta o programa que ele teria confirmado presença.
Em um evento no primeiro turno, realizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DCE-UFG), Iris enviou em seu lugar o candidato a vice-prefeito de sua chapa, o deputado federal Major Araújo (PRP). Em seguida ao episódio, mal avaliado, Major Araújo chegou a declarar que não estava bem preparado para encarar um debate.
Negativa
Também no primeiro turno, o portal Mais Goiás realizou sabatina com todos os candidatos a prefeito ao lado da Rádio Bandeirantes 820. Iris Rezende foi o único que não participou. O peemedebista chegou a confirmar sua presença no programa, mas cancelou sua participação no dia anterior.
Procurado também para dar entrevista, o prefeitável do PMDB voltou a ser o único dos sete concorrentes ao cargo que se negou a falar com o Mais Goiás. Ele se negou a falar com o portal em todas as vezes que foi procurado. O Mais Goiás reafirma que o espaço continua aberto para que Iris fale durante a campanha sobre a disputa eleitoral e suas propostas para a capital.
Iris fez o mesmo com o debate realizado no primeiro turno pela TV Record, quando confirmou presença, e no da TV Goiânia, que optou por manter o lugar do peemedebista vazio no estúdio. O cancelamento da participação do peemedebista aconteceu horas antes do debate nas duas ocasiões.
Compromisso
Assim que o primeiro turno acabou, Iris concedeu entrevista à imprensa no dia 4 de outubro e afirmou que não se negou a participar de nenhum debate realizado e que iria a todos os que fossem marcados para o segundo turno das eleições. Além dos debates de hoje na Rádio 730 e o da TV Goiânia, ainda estão marcados programas com os dois prefeitáveis na TV Record domingo (23), Rádio Bandeirantes 820 na terça (25), com a Rádio CBN e o Jornal O Popular na quarta (26) e na TV Anhanguera na sexta (28).
Todos os seis veículos aguardavam a participação de Iris e Vanderlan, que confirmaram presença em todos os cinco debates de hoje até a próxima sexta (28). Resta saber se Iris participará dos outros quatro debates marcados até o final do segundo turno.