DECRETO

Contra covid, Itapaci suspende transporte público para Goiânia, Ceres e Anápolis

O município de Itapaci, a 222 km de Goiânia, editou um novo decreto em combate…

O município de Itapaci, a 222 km de Goiânia, editou um novo decreto em combate à Covid-19, nesta quinta-feira (11), que prevê a suspensão do transporte público para a capital, Ceres e Anápolis, exceto de pacientes de urgência e emergência.

O texto assinado pelo prefeito Mário José Salles (PSDB) também suspende aulas presenciais, espaços de eventos e lazer, feiras livres e qualquer reunião religiosa, como missas e cultos. Medida prevê, ainda, suspensão de transporte público para Goiânia, Ceres e Anápolis, exceto de pacientes de urgência e emergência.

Além disso, “bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, jantinhas, pizzaria, pit dog, pastelaria, pamonharia, lanchonetes, conveniência, pesque e pague e sorveterias deverão suspender suas atividades pelo período de 15 dias, prorrogáveis conforme a necessidade, sendo permitido realizar atendimento somente mediante serviço de entrega/delivery/drive thru”. A lei seca na cidade vale para qualquer estabelecimento comercial após às 20h de segunda a sexta, após às 12h no sábado e com proibição total de venda de bebidas alcoólicas aos domingos.

O decreto também prevê o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial somente de segunda a sexta, de 7h às 17h, com exceção de laboratórios, distribuidoras e revendedoras de gás, posto de combustíveis e farmácias. Mercados, padarias e mercearias podem ir até às 20h, durante a semana e, no sábado, até às 12h. No domingo, somente padarias, também até meio-dia.

Qualquer infração, segundo o texto, poderá ser punida por advertência, multa, interdição e, até mesmo, cancelamento do alvará sanitário.

Dados do boletim epidemiológico da cidade na quarta indicavam 904 casos registrados de Covid, além de 18 óbitos. Em três dias, foram 53 novos contágios da doença, segundo a Secretaria de Saúde. Oito pessoas estão intubadas neste momento, segundo o último balanço. A cidade possui cerca de 22 mil habitantes.

Lei seca

No último dia 26, o governo estadual publicou o decreto que determina lei seca e proíbe o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, boates e outros locais de festa entre as 22h e 6h. O objetivo é evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 em Goiás.

De acordo com o documento, a proibição vale para todo o território goiano e abrange locais de uso público ou coletivo. O decreto foi elaborado e publicado no Diário Oficial do Estado após aprovação de 95,7% dos prefeitos que votaram enquete proposta pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na segunda-feira (26). Ao todo, 141 gestores se posicionaram a favor da implantação da medida.

Segundo dados do governo do Estado, atualmente, 93,55% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 estão ocupados. Em relação a enfermaria, a taxa de ocupação é de 67,83%. Os números são dinâmivos e foram verificados às 14h.