Vacinação

Jair Bolsonaro critica Anvisa durante live: “virou um outro poder no Brasil”

Crítica foi voltada à recomendação da agência para vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade contra Covid-19.

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou mais uma vez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dessa vez, a crítica foi voltada à recomendação da agência para vacinar crianças de 5 a 11 anos de idade contra Covid-19.

“A Anvisa virou um outro poder no Brasil. É a dona da verdade em tudo”, disse Bolsonaro na primeira live semanal de 2022. O tom dele seguiu o posicionamento dado durante uma entrevista à TV Nova Nordeste, de Pernambuco. Um dia depois de o Ministério da Saúde anunciar o início da vacinação infantil no País, o presidente chamou quem defende a imunização desse grupo etário de “tarados por vacina”. “Qual o interesse da Anvisa?”, perguntou.

Durante a live, Bolsonaro também colocou em dúvida a eficácia das vacinas, comprovadas cientificamente. “Está comprovado que quem está totalmente vacinado pode contrair o vírus, pode transmitir também”, declarou. “Vacina é algo que ainda desperta muita desconfiança”, acrescentou, ao citar os efeitos colaterais da imunização contra o coronavírus.

O presidente também reforçou que não irá vacinar a filha dele, Laura, que tem 11 anos. Sem citar nenhum estudo, ele afirmou que crianças vacinadas podem sentir dores no peito e falta de ar.

Com informações de Estadão Conteúdo