ELEIÇÕES

Janones defende uso de fake news contra Bolsonaro: ‘olho por olho, dente por dente’

Deputado alega falsamente que o partido do presidente, o PL, está por trás da suspensão do Piso Nacional da Enfermagem

Conselho de Ética da Câmara arquiva processo contra André Janones
Conselho de Ética da Câmara arquiva processo contra André Janones (Foto: Agência Câmara)

O deputado federal André Janones (Avante) defendeu, nesta segunda-feira, o uso de fake news para fazer campanha contra o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. No Twitter, o parlamentar — que desistiu da candidatura à Presidência para apoiar o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva — postou que o partido de Bolsonaro “estaria por trás” do pedido pra suspender a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que cria o piso salarial da enfermagem.

“ATENÇÃO URGENTE: Partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido pra suspender a lei que aprovamos no congresso, garantindo o piso salarial da enfermagem. Se for confirmado é grave, muito grave!”, postou.

A lei que define o Piso Nacional da Enfermagem foi suspensa neste domingo por decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, sob a argumentação de que não foram apresentados um cálculo de impacto financeiro. Diferente do alegado por Janones, o magistrado atendeu a uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), e não pelo PL, partido de Bolsonaro.

Na publicação seguinte, Janones incentiva que seus seguidores divulguem a notícia falsa e afirma:

“Mamadeira de piroca se combate com outra mamadeira de piroca! Printem isso e viralizem pelo zap! Vou fazer live também. Façam chegar em TODO o Brasil! Olho por olho, dente por dente!”.

A mensagem faz referência a uma outra informação falsa divulgada por aliados do então candidato à Presidência em 2018, Jair Bolsonaro, em que insinua que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), adversário de Bolsonaro na disputa presidencial à época, teria distribuído mamadeiras com um bico em formado de pênis em escolas e creches de São Paulo.

O Piso Nacional da Enfermagem foi aprovada no Congresso no primeiro semestre deste ano, a partir do texto-base protocolado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), em votação histórica nas duas Casas, e sancionada no começo de agosto. A definição, que vinha se arrastando por mais de vinte anos, definiu o piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros, 70% desse valor aos técnicos de enfermagem e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.