João Doria testa positivo para Covid-19
O governador de São Paulo, João Doria, testou positivo para o novo coronavírus e se…
O governador de São Paulo, João Doria, testou positivo para o novo coronavírus e se afastou nesta quarta-feira da rotina presencial na sede do governo.
Doria está assintomático, cumprindo quarentena em sua casa, na capital paulista, e continuará exercendo a função de governador remotamente.
Ele deve permanecer em observação pelos próximos dez dias, período no qual receberá acompanhamento clínico do médico infectologista David Uip.
O anúncio foi feito nesta tarde pelo vice-governador Rodrigo Garcia. Ele passará a participar de atos presenciais e entrevistas coletivas no Palácio dos Bandeirantes.
Na sequência, o governador postou um vídeo em suas redes sociais em que afirma estar se sentindo bem e que irá seguir os protocolos de isolamento social.
– Acabei de receber meu sexto teste da Covid-19 e este, infelizmente, foi positivo. Estou com coronavírus. Vou para minha casa e de lá manterei minha relação com todos os integrantes do governo do estado – afirmou.
Doria também aproveitou para lembrar da futura chegada da vacina – uma delas, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com empresa chinesa, está em fase de testes.
– Tudo isso vai passar, a vacina vai chegar e o Brasil terá um novo momento, livre do coronavírus – declarou.
Assessores monitorados
O governo do estado elabora agora uma lista de servidores, assessores e secretários de estado que estiveram com o governador por mais do que 15 minutos e a menos de um metro de distância para que sejam submetidos ao teste.
Por enquanto, funcionários que consideram ter algum risco de contágio foram orientados a fazer uma quarentena preventiva. Até o momento somente a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, se afastou.
O teste que diagnosticou o novo coronavírus em Doria foi realizado na terça-feira. Foi o sexto teste que o governador fez desde março. O resultado saiu nesta quarta-feira faltando poucos minutos para a entrevista diária à imprensa.
Até sexta-feira o governo acredita que terá um posicionamento sobre quantos assessores testaram positivo para a Covid-19.
Doria se junta a um extenso grupo de governadores de estados brasileiros que contraíram coronavírus nos últimos meses. São eles: Wilson Witzel (Rio de Janeiro), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Carlos Moisés (Santa Catarina), Mauro Mendes (Mato Grosso), Antonio Denarium (Roraima), Helder Barbalho (Pará), Renan Filho (Alagoas) e Paulo Câmara (Pernambuco).