RUMO A 2022

Joel Sant’Anna Braga deve ser o novo secretário de Indústria e Comércio de Goiás

O Progressista e o DEM romperam em janeiro, após insatisfação do governador com Baldy. Aliança foi formada com intermédio de Daniel Vilela e Roberto Naves

Joel Sant'Anna é confirmado como novo secretário de Indústria e Comércio de Goiás (Foto: Reprodução)

Joel Sant’Anna Braga deve ser o novo secretário da Indústria e Comércio. Posse é preparada para esta terça-feira (26). A nomeação ao governo estadual retoma aliança entre o DEM e o Progressista em Goiás, que estão rompidos desde o início do ano.

Nesse contexto, Sant’Anna se prepara para assumir o posto deixado por José Vitti (sem partido), o qual disputará eleição de 2022 para deputado estadual. O nome é indicação direta de Alexandre Baldy, presidente do Progressista em Goiás e irmão de Joel.

A cúpula do partido havia se reunido com o governador Ronaldo Caiado (DEM) há algumas semanas, com objetivo de selar a aliança com vistas à eleição de 2022. Reencontro ocorreu por intermédio de Daniel Vilela (MDB) e do prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Joel Sant’Anna Braga já foi secretário estadual de Ciência e Tecnologia, na gestão de Alcides Rodrigues (Patriota), e diretor da Assembleia Legislativa de Goiás.

Joel Sant’Anna propicia entrada de Baldy na disputa por vaga ao Senado na chapa de Caiado

Com a reaproximação, Baldy pretende ser candidato ao Senado por Goiás. Porém, vários outros nomes já disputam a vaga pela chapa de Caiado. São eles: Henrique Meirelles (PSD), Delegado Waldir (PSL), João Campos (Republicanos), Zacarias Calil (DEM) e Luiz do Carmo (MDB).

Rompimento entre PP e DEM

O Progressista e o DEM romperam ainda em janeiro, após insatisfação do governador com Baldy. Na ocasião, o ex-secretário de São Paulo cobrou em entrevista posicionamento de Caiado a favor da candidatura de Arthur Lira (PP) para presidência da Câmara dos Deputados. Após a cobrança, Caiado exonerou Adriano Baldy, irmão de Alexandre, que então ocupava a secretaria de Cultura do Estado.

Roberto Naves chegou a promover encontro entre Baldy e Caiado em Anápolis em julho justamente para aproximar as duas pontas.