ELEIÇÃO

José Eliton defende frente ampla de oposição em 2022

O ex-governador José Eliton, convidado para assumir a presidência do PSDB Goiás, defende uma conversa…

O ex-governador José Eliton, convidado para assumir a presidência do PSDB Goiás, defende uma conversa com todas as siglas de oposição em Goiás para criar uma frente ampla no pleito de 2022. Inclusive, o MDB – rival histórico nos últimos 20 anos. “Caso opte pela construção de um projeto, acho importante dialogar.” Em 2018, as duas siglas disputaram com Ronaldo Caiado (DEM) a cadeira no Palácio das Esmeraldas.

Ainda segundo Eliton, é consenso que os tucanos terão um nome próprio na disputa ao governo do Estado. O principal postulante, atualmente, é o atual presidente do partido Jânio Darrot. “Com isso, é importante abrir conversas com partidos que entendam essa questão”, declara ao lembrar que ainda existem as vagas de vice e senador, na chapa.

Destaca-se, Jânio segue na presidência até abril deste ano. José Eliton ainda não definiu se assumirá o cargo. Contudo, o ex-governador entende que os partidos de oposição devem observar – além das diferenças – o ponto de convergência: democracia, respeito, visão humanista, valorização da ciência e da imprensa.

Conversas

Como não é o presidente [ainda], Eliton não tem conversado e articulado com as siglas. Mas afirma que este um movimento que se iniciará esse ano.

“Estou falando como ex-governador, pois não abri conversas com ninguém. Acho que temos que falar com todas as forças da oposição. No passado, conversei com o PT – inclusive declarando voto ao Fernando Haddad no pleito presidencial, no segundo turno. Em 2018, também falei com o Maguito (MDB) antes da eleição”, lembrou.

Desta forma, José Eliton entende que o PSDB só não irá conversar com quem já pôs a candidatura ou com quem converge com o atual governador Ronaldo Caiado, que é provável candidato à reeleição. “Se a conversa irá gerar aliança é outra história.”

2022

Segundo Eliton, Jânio é um bom player para o governo de Goiás em 2022. “Ele já se dispôs a ser candidato a governador. Um homem temperado, prudente. Compreende a liturgia do cargo.”

Sem revelar, o ex-governador destaca que o PSDB tem também outros bons nomes, caso o partido não opte por Jânio. Contudo, ele reforça que é consenso que os tucanos entrarão na disputa pelo Palácio das Esmeraldas no ano que vem.