TRANSPARÊNCIA

Justiça determina que Águas Lindas informe todos os gastos contra Covid

Ação popular foi proposta por deputado estadual Humberto Teófilo com intuito de "dar ampla publicidade de todas as contratações e despesas públicas decorrentes de ações preventivas e de combate ao novo Corona vírus"

Justiça determina que Águas Lindas informe todos os gastos contra Covid (Foto: Divulgação / SCIENCE PHOTO LIBRARY)

O juiz Wilker André Vieira Lacerda determinou que o prefeito de Águas Lindas, Lucas da Santa Mônica (Podemos), informe sobre os gastos para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. A ação, contudo, foi proposta contra a gestão anterior, de Hildo do Candango.

Vale ressaltar, trata-se de ação popular proposta pelo deputado estadual Humberto Teófilo (PSL). Segundo o propositor, o intuito é “dar ampla publicidade de todas as contratações e despesas públicas decorrentes de ações preventivas e de combate ao novo Corona vírus, Covid-19, tendo em vista que o Município de Águas Lindas de Goiás realiza compras com dispensa de licitação”, sem tornar público os dados, contratos e procedimentos “para a efetiva fiscalização cidadã o que maximiza riscos de desvios de dinheiro público”.

No entendimento do magistrado, “em que pese a vigência das referidas disposições durante o estado de calamidade, o requerente demonstrou que o Município de Águas Lindas de Goiás não as observou”. E ainda, que “o acesso à informação garante a fiscalização e a segurança do Erário, sobretudo quando autorizada a simplificação das contratações pelo Estado, em face da calamidade pública”.

O portal tentou contato com prefeitura pelo número (61) 3616 1058, mas este chamou até cair. O Mais Goiás também tentou acesso a um outro tipo de contato, pelo site, mas o mesmo estava em branco na aba “Contatos”.

(Imagem: Reprodução / Site da Prefeitura de Águas Lindas)

O Mais Goiás procurou, também, o ex-prefeito Hildo do Candango, mas não teve sucesso. O espaço permanece aberto.