LIMINAR

Justiça manda Sargento Novandir retirar vídeos de denúncias contra Geverson das redes sociais

Para o magistrado, as críticas extrapolam o âmbito da imunidade parlamentar

Justiça manda Sargento Novandir retirar vídeos ofensivos contra Geverson das redes sociais (Foto: Gustavo Mendes - Câmara de Goiânia)

O juiz da 133ª Zona Eleitoral, Sandro Cássio de Melo Fagundes, determinou que o vereador por Goiânia e candidato à reeleição, Sargento Novandir, retire das redes sociais publicações de denúncias contra o também postulante à Câmara Municipal e parlamentar, Geverson Abel. A decisão é do último sábado (14).

Conforme a defesa de Geverson, Novandir compartilhou um vídeo com falas ofensivas contra ele do último dia 11 de setembro, proferidas da tribuna. A gravação, observou o magistrado, mistura pronunciamento parlamentar e falas externas de pessoas não identificadas contra o vereador.

Nelas, Novandir afirma que o grupo de Abel estaria ameaçando moradores de alguns setores por votos. Na gravação, dois populares dizem que isso teria ocorrido. A defesa nega.

Advogado de Geverson, Ruy Alves disse que as postagens contêm acusações graves e infundadas contra Abel. Situação que “estaria potencializando de forma significativa os danos causados à imagem” dele.

Para o magistrado, as críticas extrapolam o âmbito da imunidade parlamentar. Além disso, entendeu que as acusações têm potencial para se disseminarem rapidamente pelas redes. A determinação é liminar e os vídeos já foram removidos.

“Pelas palavras contidas na gravação audiovisual trazida na petição, mostra-se necessária a cessação da divulgação posta em lide. Sim, porque, ainda que demande dilação probatória para se julgar o mérito do processo, o vídeo traz afirmações bastante incisivas que, verificando-se posteriormente serem verdadeiras, tornar-se-ia praticamente impossível reverter seus efeitos no processo eleitoral, especialmente ao se tratar de redes sociais em que a disseminação ocorre de forma demasiadamente veloz”, escreveu o juiz.

Desentendimento

No começo do ano passado, Novandir e Geverson tiveram um desentendimento. O Sargento usou a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia para xingar o colega. Ambos brigaram durante um evento da prefeitura, no Residencial Antônio Carlos Pires.

“Vereador Geverson Abel, você é o homem mais (…) que conheci na minha. Você é um (…). Você é o cara mais (…) que eu conheci de todos os tempos. (…). Você é a imagem e semelhança do (…). Você veio na Terra para (…)”, disse na tribuna.

Segundo Geverson, Novandir teria xingado ele e agredido uma servidora da prefeitura. A briga faz parte de uma disputa de território de base eleitoral. Novandir negou agressão e acusou o colega de induzir e forçar a assessora a fazer “denúncia caluniosa” contra ele.

Este caso foi arquivado por falta de provas.