Kajuru acusa Musk de promover desobediência às leis
Senador pede a regulação das redes sociais em discurso no plenário
Em pronunciamento no plenário nesta segunda-feira (8/4), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) defendeu a regulação das redes sociais como forma de preservação da soberania e do regime democrático brasileiro, combatendo abusos no ambiente digital pelas big techs.
O assunto é destaque nas mídias com o embate entre o bilionário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
Kajuru entende que Musk, cujas empresas ficam sediadas nos Estados Unidos, prega a desobediência civil no Brasil e criticou a atuação da plataforma que, segundo ele, publica mensagens incitando ataques a estudantes em escolas públicas, propaga desinformação sobre vacinação, medicamentos ineficazes, além de difundir o negacionismo durante a pandemia de covid-19.
“O senhor Elon Musk age como uma déspota, praticando uma ação ousada, com a qual busca colocar de joelhos o Estado brasileiro, colocando-se acima das nossas leis. Sente-se injustiçado? Use os meios legais para recorrer das decisões judiciais”. protestou Kajuru.
Na visão do senador, a resistência em remover o que chamou de “conteúdo criminoso” da rede social, endossa comportamentos ilícitos e torna o empresário cúmplice daqueles que praticam a delinquência.
(Com informações da Agência Senado)