Líder do Paço na Câmara cobra que prefeitura envie plano de iluminação de Goiânia
Ele argumenta que há investimentos disponíveis na área de iluminação, por isso é necessário que haja um regramento
Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Anselmo Pereira (MDB) apresentou requerimento, na última terça-feira (25), para que a Prefeitura de Goiânia envie o Plano Diretor de Iluminação Pública para apreciação dos vereadores. O texto é uma das leis complementares do Plano Diretor que ainda não passaram pela Casa.
Anselmo Pereira argumenta que há investimentos disponíveis na área de iluminação, por isso é necessário que haja um regramento estabelecido para aplicação de melhorias.
“Goiânia se prepara para a troca de todo o parque de iluminação, de vapor de sódio, para LED. É preciso que tenha o Plano Diretor de Iluminação Pública”, cobra. Ele explica que uma das definições que o texto pode dar é por onde deve se iniciar a troca da iluminação, por exemplo.
“[É um plano] vital para que se tenha economia e agilidade. Para que esteja tudo dentro do que manda a lei. Goiânia precisa se modernizar, já que a economia com a troca de lâmpadas de vapor de sódio para LED é de 30%”, explica.
Leis complementares
O Plano Diretor de Iluminação é uma lei que auxilia a aplicação das medidas do Plano Diretor, que foi aprovado em fevereiro de 2022. Ela define de específica a aplicabilidade do que o texto principal define de maneira mais ampla.