COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Lideranças políticas do Rio Grande do Sul reconhecem força de Caiado para disputa presidencial

Eleito Personalidade do Agro Nacional, governador de Goiás, que mira eleições de 2026, teve nome citado como "referência e experiência" para o cargo

Caiado: reconhecimento no Rio Grande do Sul (foto divulgação)

A passagem do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pelo Rio Grande do Sul comprovou que  pré-candidatura do goiano está ganhando corpo para se firmar como alternativa da direita nas eleições presidenciais de 2026. A agenda em solo gaúcho incluiu o recebimento de uma premiação nacional, no domingo (03/03), e a participação na abertura da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, que começou nesta segunda-feira (04). 

Caiado foi eleito Personalidade do Agro Nacional em 2024. Trata-se da principal categoria do Troféu Brasil Expodireto, premiação que ocorreu em Carazinho (RS), com a participação de lideranças nacionais e internacionais.

O governador estendeu a estadia no Rio Grande do Sul até esta segunda-feira para prestigiar o início da Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque. Grande parte das autoridades presentes mencionaram a presença de Caiado na feira que, até o dia 8 de março, deve atrair cerca de 320 mil visitantes. Também destacaram sua representatividade e relevância junto ao agro. 

Em discurso, o governador anfitrião, Eduardo Leite (PSDB), mencionou a forma como Caiado conduz o Estado. “Caiado traz aqui um exemplo de como a capacidade de produzir e gerar riqueza vem sim do empreendedorismo, alavancado na medida em que o poder público garante segurança, empréstimos e estradas que permitem escoamento”, afirmou ao lembrar que Goiás, assim como o Rio Grande do Sul, aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O ex-vice-presidente da República e senador pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), reconheceu a projeção de Caiado. “É um político com larga experiência e uma liderança reconhecida no agronegócio no Brasil como um todo”, enalteceu. Já o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) frisou os resultados alcançados em território goiano. “É uma referência não apenas para o agro, mas pelo que ele fez pelo estado de Goiás”, declarou.

Outras lideranças políticas comentaram a força que carrega o nome de Caiado no cenário nacional. “O Brasil precisa de lideranças que possam conversar com a sociedade e dizer qual é o seu compromisso, inclusive levando como testemunho sua história de vida. Caiado é um desses”, reforçou o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Alceu Moreira (MDB). 

“Goiás é um estado que tem se desenvolvido bastante e com melhoria para os municípios, porque, no momento que o todo funciona bem, os municípios funcionam bem também”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT).