Lula destaca tratamento republicano recebido de Caiado
Diálogo e a colaboração entre o governo federal e o estadual têm prevalecido, diz presidente
O presidente Lula destacou, publicamente, o tratamento republicano que tem recebido do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Durante a inauguração de um trecho do BRT Norte-Sul, nesta sexta-feira (6/9), em Goiânia, Lula elogiou a forma como o governador tem se direcionado ao presidente, sempre respeitando a institucionalidade do cargo da Presidência da República, a despeito da oposição histórica que existe entre eles há mais de 40 anos.
“O Caiado, como governador de Goiás, tem tido comigo e com os ministros do meu governo uma relação 100% civilizada, de muito respeito e de muito compartilhamento nas coisas”, afirmou o presidente. Ainda em seu discurso, Lula reiterou que a postura é fundamental para o progresso de projetos importantes para o estado e para o país. “E isso, eu levo muito em conta”, afirmou o presidente.
Antes do evento, em entrevista concedida à Rádio Difusora, Lula também fez elogios ao governador goiano. “É um governador muito civilizado. Eu, sinceramente, não tenho queixas da minha relação com o Caiado”, disse. “Ele tem um pensamento ideológico, eu tenho outro. Mas acontece que ele é um governador de Estado, e eu sou o presidente da República. Nós temos que ter uma relação civilizada.”
Lula reconheceu a história de oposição entre ambos, mas ressaltou que, na atual gestão, o diálogo e a colaboração entre o governo federal e o estadual têm prevalecido. “O Caiado é meu adversário desde que ele nasceu. E desde que eu nasci. Eu não era adversário dele, porque ele não tinha nascido ainda. Vocês estão lembrados que o Caiado era grande líder da UDR”, relembrou o presidente.