Lula volta a postar no X após desbloqueio da rede de Elon Musk: ‘Aqui é Brasil’
Plataforma voltou a funcionar na terça-feira (8) após determinação do STF
BRASÍLIA (FOLHAPRESS) – A conta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no X (antigo Twitter) pela primeira vez desde que a plataforma voltou a operar no país na terça-feira (8). O post publicado nesta quinta (10) diz “Aqui é Brasil”, seguido da bandeira nacional.
A última postagem de Lula na rede foi feita no dia 30 de agosto, dia da determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de suspender a plataforma após reiterados descumprimentos judiciais.
O aplicativo voltou a funcionar na terça depois que a empresa de Elon Musk cumpriu as exigências do Supremo e pagou as multas previstas. Entre as principais ordens, estava a necessidade de haver um representante legal da plataforma no Brasil.
A postura de Musk gerou embate entre e a plataforma e membros do governo federal. Em pronunciamento do 7 de setembro o presidente criticou o empresário sem citá-lo nominalmente, ao afirmar que o Brasil será “sempre intolerante com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação”.
Na véspera da derrubada oficial, quando o X já estava na iminência de ser suspenso, a conta do presidente no X publicou uma lista com as outras redes de Lula, incluindo o Bluesky, plataforma dos criadores originais do Twitter. A rede estava sendo usada por alguns usuários como uma espécie de substituta do X, devido à proximidade do formato e layout.
Aqui é Brasil. 🇧🇷
— Lula (@LulaOficial) October 10, 2024