ELEIÇÕES 2024

Mabel chama Vanderlan de “afilhado” e insiste em aliança ainda no primeiro turno

Senador, no entanto, tem resistido às pressões e montado estrutura para a campanha

O presidente da Federação da Indústria de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, pré-candidato à prefeitura de Goiânia pelo União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, indicou nesta terça-feira (23) que não desistiu de uma eventual aliança com o senador Vanderlan Cardoso (PSD) – se referindo a ele como seu “afilhado” – ainda no primeiro turno. Ele já havia usado a mesma tese em outras ocasiões.

“Eu tenho falado pra ele: ‘Oh, meu afilhado, deixa o padrinho disputar aqui e você fica em Brasília cuidando dessa parte importante [reforma tributária] no Senado’. Estamos conversando muito com ele”, disse em entrevista ao programa Conexão Política. Mabel fazia referência ao fato de Vanderlan presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na Casa Alta do parlamento brasileiro.

“O Vanderlan salvou a reforma tributária na primeira etapa. A reforma seria atropelada no Senado e ele montou uma comissão dentro da CAE, que ele preside, e conseguiu segurar a matéria e colocar uma série de ajustes que os Estados e municípios precisavam. O Vanderlan foi super importante na reforma”, destacou Mabel citando que, agora, na fase da discussão de leis complementares, o senador será fundamental para a tramitação do processo.

Mabel chegou a destacar que não conversa apenas com Vanderlan, mas com exceção da Federação ligada ao PT, composta por PV e PCdoB, tem discutido com todos os outros partidos. “Falo muito com o PL, com o Republicanos. Com todo o mundo”, destacou.

Apesar das pressões…

Apesar dos esforços de Mabel em contar com Vanderlan logo no primeiro turno, o senador dá sinais que não vai ceder. O congressista anunciou a pré-campanha no começo deste mês, um dia antes de Sandro fazer o mesmo. Essa semana contratou a equipe de marketing que fará sua campanha. A mesma conduzirá os trabalhos da suplente de senadora Izaura Cardoso, em Senador Canedo. O gesto foi lido como um sinal de que o parlamentar não vai mesmo recuar.

Antes disso, em uma reunião do Fórum de Entidades Empresariais (FEE), no último dia 15 de abril, Vanderlan disse às lideranças do setor produtivo que não cederia, mas indicou disposição em uma composição, em um eventual segundo turno na disputa à prefeitura de Goiânia.