FUTURA GESTÃO

Mabel confirma Erizânia, Zilma e Uugton na equipe de secretários

Nomes haviam sido antecipados pelo Mais Goiás neste domingo (22)

O prefeito diplomado Sandro Mabel (União Brasil), anunciou mais três nomes da equipe que vai auxiliar sua gestão no primeiro escalão a partir de janeiro de 2025. Como antecipado pelo Mais Goiás, a candidata derrotada a Prefeitura de Anápolis nas eleições deste ano, Erizânia Freitas (União Brasil), Zilma Peixoto e o bolsonarista Uugton Batista, assumem respectivamente, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos; Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Secretaria de Cultura.

Para a Secretaria Municipal de Política Para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Mabel escolheu Erizânia Freitas, que é filiada ao União Brasil e disputou a prefeitura de Anápolis nas eleições deste ano, derrotada ainda no 1º turno. Especialista em gestão, ela tem experiência nas áreas de educação, cultura e desenvolvimento social. Em 2023, ela esteve cotada para assumir a Secretaria de Educação na gestão do prefeito Rogério Cruz (SD).

Para gerir a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a escolha foi por Zilma Percussor Campos Peixoto, que tem experiência em gestão e já atuou nas administrações do ex-prefeito Iris Rezende Machado como secretária de Finanças e de Planejamento Urbano e Habitação e também já foi presidente da Amma nos primeiros três meses da gestão Rogério Cruz (SD), quando o grupo emedebista ainda participava da administração.

Para a Cultura, o nome definido foi de Uugton Batista. Ele já atuou na Diretoria de políticas e eventos da Secretaria de Cultura na gestão de Iris Rezende, de 2017 a 2018. Ele destaca sua facilidade de articulação com Brasília, especialmente com o Ministério da Cultura. Ele tem ligação forte com artistas sertanejos, mas destaca que sua gestão será ampla. Ele reforça que será fundamental para captar recursos e fomentar o setor cultural da capital. 

Bolsonarista, Uugton é filiado ao PL mas diz que não tem “problema com a esquerda”, campo ideológico que tem “muitos amigos”. Apesar da ligação com os liberais, Batista sempre esteve na campanha de Mabel, liderando uma dissidência na legenda, que lançou o ex-deputado estadual Fred Rodrigues, no segundo turno. 

Na coletiva de imprensa, Uugton chegou a minimizar o campo ideológico. Questionado se teria estilo “Bolsonaro ou Mabel” na condução da pasta, ele reforçou que não há espaço para divisões. “Meu estilo com certeza será o do prefeito Sandro Mabel. Eu tenho uma boa relação com sertanejos mas irei ajudar todo o setor cultural, sem distinções”, destacou. Além de ter minimizado sua linha ideológica.

“Eu sou uma pessoa que muitos da imprensa me conhecem, trabalhei com doutor Iris [Rezende Machado] mais de 20 anos, sabe do meu como, uma pessoa bem tranquila e equilibrada. Veio do movimento estudantil, fui diretor da União Nacional dos Estudantes, tenho essa relação muito boa com o pessoal da esquerda, apesar de ter sido Bolsonaro, como vocês sabem, eu nunca fui um cara tão agressivo com eles. Então, diante disso daí está tudo tranquilo”, destacou.