Mabel defende conversão livre à direita no trânsito de Goiânia
Mecanismo é permitido pelo CTB e tem sido adotado com sucesso em outras capitais. Pré-candidato quer reduzir pontos de estrangulamento e melhorar fluidez nas vias
O pré-candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB) afirma que, se eleito em outubro, vai implantar nos primeiros 100 dias várias medidas para aumentar em até 30% o fluxo no trânsito da capital, onde diariamente cerca de 700 mil veículos se deslocam. Entre as ações imediatas, o pré-candidato chama atenção para duas: conversão livre à direita nos semáforos (mesmo quando fechados) e liberação dos corredores de ônibus para motociclistas.
A conversão de veículos à direita em cruzamentos já é autorizada desde 2021 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo 44-A. “Vamos realizar criterioso estudo de tráfego para levantarmos quais cruzamentos da capital podemos implantar essa medida em curto prazo, que exige baixo investimento e tem bons resultados”, afirma Sandro Mabel.
Os estudos de viabilidade vão levar em conta o tráfego de veículos nas vias públicas, a circulação nos cruzamentos, os fluxos opostos, os tempos dos semáforos, além da demanda de passagem de pedestres, entre outros critérios.
“Todos os pontos serão sinalizados com placas indicativas. O motorista poderá fazer a conversão mesmo com o semáforo fechado, desde que não venha nenhum veículo em sentido contrário e nenhum pedestre ou ciclista esteja nas faixas de travessia. Para isso, além da sinalização, faremos campanhas educativas e haverá fiscalização”, diz Sandro Mabel. Algumas cidades do Brasil já adotaram a conversão livre à direita, como Vitória (ES), e ela é comum em países como os EUA.
Motociclistas
Outra proposta do pré-candidato é permitir que motociclistas trafeguem pelos corredores de ônibus em Goiânia, inclusive nas linhas dos BRTs. Sandro Mabel afirma que somente esta medida será capaz de aumentar em torno de 10% o fluxo no trânsito da capital. “Além disso, vamos aumentar a segurança para milhares de motociclistas, que hoje precisam transitar entre os carros”, frisa.
“Nos corredores há um intervalo médio de cinco minutos entre a passagem de cada ônibus. Ou seja: ficam sem uso na maior parte do tempo. Ao permitir o tráfego das motocicletas, vamos dar maior vazão ao trânsito e oferecer maior segurança aos motociclistas”, enfatiza. Ele diz que antes de implementar a medida, haverá também estudo técnico e investimentos na sinalização horizontal. “Mas será rápido”, garante.
Uma terceira medida a ser implementada em curto prazo, segundo o pré-candidato, será promover mudanças nos pontos de estrangulamento do trânsito de Goiânia. “Já solicitamos e o pessoal das cooperativas de moto-taxistas, taxistas e motoristas dos aplicativos de transporte vai levantar para a gente. Eles sabem onde estão estes pontos e vamos adotar soluções rápidas para acabar com esses estrangulamentos”, afirma.
Sandro Mabel diz que essas e outras medidas ainda em análise serão implementadas nos primeiros meses da gestão na Prefeitura de Goiânia. “Mas também estamos estudando projetos a médio prazo para a mobilidade de Goiânia, que vão exigir investimentos. Como a construção de pontes para interligar bairros, ampliação das ciclovias e implantação de tecnologias de tráfego, como a que usa mapas com atualização em tempo real do trânsito”, frisa.