Goiânia

Goiás Pesquisas/Mais Goiás: Mabel começa na frente, com 18,80%, contra 16,14% de Adriana e 14,31% de Vanderlan

O levantamento refere-se à pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos aparecem ao entrevistado

Pesquisa revela Mabel na dianteira da disputa à Prefeitura de Goiânia (Fotos: divulgação)

Na primeira rodada do levantamento elaborado pela Goiás Pesquisas à pedido do portal Mais Goiás, após o registro de candidaturas, o ex-deputado federal Sandro Mabel (União Brasil), aparece na dianteira de forma inédita, com 18,80% das intenções de voto, ante a 16,14% da segunda colocada, a deputada federal Adriana Accorsi (PT). Ambos aparecem empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Os números foram divulgados nesta terça-feira (3).

Em terceiro lugar, aparece o senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD), com 14,31% das intenções de voto. O bolsonarista Fred Rodrigues (PL), aparece com 11,81% da preferência do eleitor goianiense.

O levantamento refere-se à pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos aparecem ao entrevistado e foi feito entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o que significa que capta o início da propaganda eleitoral em rádio e televisão.

Ainda foram testados os nomes do jornalista Matheus Ribeiro (PSDB) que aparece com 9,48% das intenções de voto e do atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), com 5,16%. Na última posição, com 1% aparece o candidato Professor Pantaleão, da Unidade Popular. 6,66% do eleitor goianiense disseram que votariam branco ou nulo enquanto 16,64% estão indecisos.

Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 601 eleitores de Goiânia entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo todas as regiões de Goiânia, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-08389/2024.