Mabel vai anunciar ex-candidata em Anápolis e ex-auxiliar de Iris e Maguito no 1º escalão
A expectativa é que o prefeito eleito anuncie o restante dos números
Entre os anúncios de novos que o prefeito eleito Sandro Mabel (UB) fará ao longo da última semana do ano, às vésperas de tomar posse para a gestão está o da ex-candidata a Prefeitura de Anápolis, Êrizânia Freitas (UB) e o da ex-titular da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Zilma Peixoto Percussor. A previsão é que o empresário deva anunciar os nomes já nesta segunda-feira (23), em coletiva com a imprensa.
Freitas foi candidata à Prefeitura de Anápolis e atuou durante toda a gestão do atual prefeito Roberto Naves no município. Na eleição, ela foi apoiada tanto pelo governador Ronaldo Caiado (UB) como por Naves, mas ficou em terceiro lugar na disputa e sequer chegou ao segundo turno.
Ao longo de 2023, ela chegou a ser cotada para assumir a Secretaria de Educação na Prefeitura de Goiânia, no lugar do então titular Wellington Bessa (DC), mas viu resistências em torno de seu nome e a indicação acabou não vingando. Agora, ela assumirá a futura Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, que será criada a partir da incorporação de pastas na nova reforma administrativa.
Zilma Percussor é vista como figura técnica e de bom trânsito com emedebistas. Esteve presente nas administrações do ex-prefeito Iris Rezende Machado como secretária de Finanças e de Planejamento Urbano e Habitação. Chegou a participar dos três primeiros meses da gestão Rogério Cruz, no grupo ligado ao MDB do prefeito eleito, Maguito Vilela. Entretanto, assim como outros 13 nomes ligados ao vice-governador Daniel Vilela (MDB), desembarcou da gestão, no rompimento entre os grupos.
Se o anúncio for confirmado, inclusive, Zilma retorna justamente ao cargo que deixou no ato do rompimento com Rogério Cruz na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Na época, ela foi substituída pelo filho do deputado estadual Clécio Alves, Luan Alves, que no futuro veio a se filiar ao MDB e ser eleito pela legenda do vice-governador Daniel Vilela (MDB).