Magda Mofatto se alia a vereadores antes ligados a professor Alcides, em Aparecida (GO)
Visita da deputada Magda Mofatto (PL) ao presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia,…
Visita da deputada Magda Mofatto (PL) ao presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), expõe racha interno na casa legislativa. O encontro, que contou com 13 vereadores, ocorrido na casa do emedebista, na última quinta-feira (28), é visto como um avanço da parlamentar e antecipa disputa política das eleições de outubro.
O outro grupo, que conta com pelo menos 12 vereadores, é ligado ao prefeito Vilmar Mariano (Patriota) e ao deputado federal Professor Alcides (PL), que tem como principal base em Aparecida de Goiânia, e tem bastante força na cidade e na Câmara. Há ainda Wiliam Panda (PSB) que apoia Elias Vaz (PSB).
O presidente André Fortaleza rompeu politicamente com Professor Alcides no ano passado, o que permitiu a aproximação de Magda com vereadores de Aparecida.
A busca de apoio é justificável, já que Aparecida é o segundo maior colégio eleitoral de Goiás, com mais de 280 mil eleitores, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral. Os vereadores, que têm mais proximidade com o eleitor, já que atendem demandas diretas da população, são considerados essenciais para formação de palanques nos municípios.
Neste sentido, alguns vereadores de oposição a André Fortaleza se sentiram incomodados com o encontro promovido por Magda Mofatto. Na foto do encontro, eles levantaram adesivos com o nome da deputada, do pré-candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota) e do presidente Jair Bolsonaro.
Eleições antecipadas
O racha entre os grupos ficou claro durante a eleição antecipada da mesa diretora no final do ano passado, quando Fortaleza foi reconduzido à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. A eleição dele inspirou-se em manobras executadas na Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Municipal de Goiânia. André Fortaleza venceu a eleição com 15 votos, contra oito de Aldivo Araújo (MDB), que encabeçou a outra chapa e é nome próximo a Vilmar Mariano.