ATUALIZAÇÃO

Maguito Vilela mantém quadro estável e redução na sedação

Situação é a mesma do último domingo

Maguito segue estável, com alguns períodos de despertar, diz boletim médico
Maguito segue estável, com alguns períodos de despertar, diz boletim médico

Prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) mantém o quadro de saúde estável e os médicos seguem reduzindo gradualmente a sedação. A informação foi divulgada pelo boletim do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, nesta segunda-feira (14).

A situação é a mesma de domingo (13). A nota é assinada pelos médicos Carmen Barbas, pneumologista; Marcelo Rabahi, pneumologista; e Miguel Cendoroglo, Diretor Médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Vale lembrar, na quinta-feira (10), Maguito apresentou um sangramento pulmonar e foi submetido a uma angiotomografia, um exame de imagem que permite a visualização das veias e artérias do corpo. O emedebista também passou por um serviço de hemodinâmica, responsável por avaliar o sistema cardiovascular.

Confira a nota na íntegra:

O senhor Luís Alberto Maguito Vilela encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. Hoje, 14/12, encontra-se traqueostomizado e em ventilação mecânica, mantendo nível de oxigenação satisfatório. Quadro hemodinâmico estável, segue com diálise contínua e redução gradual da sedação.

Luta de Maguito

Ressalta-se, Maguito está no Albert Einstein, desde 27 de outubro – ele foi encaminhado para São Paulo para tratar uma inflamação pulmonar causada pelo novo coronavírus. Ele foi intubado, pela primeira vez, no dia 30 de outubro por conta de um quadro de insuficiência respiratória. Porém, ele evoluiu bem, sendo extubado em 8 de novembro, para respiração espontânea.

Uma semana depois, em 15 de novembro, o ex-governador precisou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo em ventilação mecânica invasiva. No dia 17 de novembro, foi iniciado tratamento dialítico seguido de instalação de ECMO para possibilitar ventilação protetora pulmonar.

No último dia 6 de dezembro, Maguito teve uma melhora e os médicos retiraram o aparelho que auxiliava na oxigenação do sangue, o ECMO – sinal de que o organismo do prefeito já conseguia desempenhar a função sem auxílio externo.

Piora

O prefeito eleito, porém, apresentou uma nova piora, no último dia 10. Ele chegou, inclusive, a ser submetido às pressas a uma cirurgia pouco invasiva para conter um sangramento pulmonar por intermédio de uma cauterização.
A piora do quadro de saúde de Vilela ocorreu logo após o seu filho, Daniel Vilela (MDB), informar que o pai estava apresentando melhoras e períodos com pouca sedação. Maguito já estava se comunicando por gestos, na quarta (9).