ELEIÇÕES 2024

Maioria dos eleitores de Goiânia não assiste horário eleitoral, mas considera ferramenta decisiva, mostra Goiás Pesquisas/ Mais Goiás

Apesar do baixo interesse pelos programas de TV, eleitor considera ferramenta importante

Maioria dos eleitores goianienses ainda não viram edições do programa eleitoral no Rádio e na TV (Foto: Agência Brasil)

Levantamento feito pelo instituto Goiás Pesquisas, sob encomenda do portal Mais Goiás, mostra que grande parcela do eleitor em Goiânia, ainda não assistiu tampouco ouviu as edições do horário eleitoral gratuito e obrigatório que começou a ser veiculado no dia 30 de agosto, entretanto consideram a ferramenta “muito importante” para decidir o voto. Os números foram publicados nesta terça-feira (17).

De acordo com o levantamento, 57,40% dos entrevistados afirmaram que não assistiram ou ouviram o horário eleitoral gratuito, enquanto 42,60% dos eleitores disseram ter acompanhado a propaganda dos candidatos pela TV ou rádio.

Quando questionados sobre as inserções de propaganda eleitoral exibidas ao longo da programação de rádio e TV, 52,25% afirmaram que não assistiram ou ouviram, enquanto 47,75% acompanharam essas pílulas.

Em relação à importância do horário eleitoral para a decisão de voto, 44,26% dos eleitores consideram o horário eleitoral gratuito muito importante para decidir seu voto, enquanto 30,12% acreditam que ele é “um pouco importante”. Por outro lado, 24,13% consideram que o horário não é “nada importante”, e apenas 1,50% dos entrevistados não souberam responder.


Metodologia

O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 601 eleitores de Goiânia entre os dias 13 e 14 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo todas as regiões de Goiânia, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-09878/2024​.