Coluna do João Bosco Bittencourt

Manutenção do Fundeinfra é fundamental projeto presidencial de Caiado

Vitória no STF alimenta chances de candidatura do governador ao Planalto

O projeto do governador Ronaldo Caiado (UB) de ser candidato a presidente da República em 2026 continua de pé com a manutenção da cobrança da Taxa do Agro, em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última semana. O Fundeinfra dará gás extra ao chefe do executivo goiano no plano de investimentos que pretende fazer. Com isso, as possibilidades de postular a sucessão do presidente Lula aumentam consideravelmente.

O fundo é a garantia de financiamento de obras de infraestrutura do governo de Goiás. Em abril, o recolhimento foi de R$ 187 milhões. Sem essa retaguarda, dificilmente o sonho de Caiado, que já não é fácil, se concretizará.

Com o caixa abastecido com os recursos arrecadados pela taxação, o governo Caiado 2 agora dispõe de mecanismos para o colocar na vitrine nacional para sustentar o projeto presidencial. Um bom portfólio de realizações, boa saúde financeira e o sucesso da administração são pré-requisitos imprescindíveis para dar início à caminhada rumo ao Palácio do Planalto.

Se vai dar certo ou não, é impossível prever agora, mas o alicerce do projeto já está pronto.