DECLARAÇÃO

Marconi: Caiado ganhou eleição com promessa de reduzir ICMS, mas briga para não cumprir

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disse em entrevista à rádio Sucesso que o governador Ronaldo…

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disse em entrevista à rádio Sucesso que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ganhou as eleições com a promessa de que reduziria o ICMS pela metade, mas hoje é quem mais luta para manter o imposto no mesmo patamar.

“Ele ganhou a eleição dizendo que a primeira medida dele seria diminuir o imposto da gasolina, do diesel, do gás de cozinha pela metade. E hoje, além de não diminuir, é o governador que mais briga com Bolsonaro (PL) para evitar que alguma medida seja tomada para melhorar os preços”, declarou em entrevista nesta segunda-feira (20).

Marconi ainda chamou Caiado de hipócrita. “Eu fico vendo o quanto o governador Caiado é hipócrita, fake. Na campanha ele vivia dizendo que o ICMS de Goiás era o mais caro… Vivia me acusando, acusando o meu governo em relação ao ICMS de combustíveis…”

Em Goiás, o ICMS dos combustíveis está congelado desde novembro do ano passado. Em relação a alíquota, no diesel ela é de 16%, enquanto na gasolina, 30%, e etanol, 25%.

Recentemente, o Congresso aprovou uma lei que considera combustíveis, energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações bens essenciais e fixa o teto de 17% do ICMS. O texto ainda aguarda sanção da União. Secretários estaduais de Fazenda estimam que o texto possa representar perdas de cerca de R$ 115 bilhões.