PEC dos gastos públicos

Marconi diz que ajustes propostos por Temer são “medidas corajosas”

Governador manifestou apoio as propostas de contenção de gastos que estão em discussão no Congresso Nacional

Ao discursar na solenidade de lançamento do Cartão Reforma do Governo Federal, na tarde desta quarta-feira (9) no Palácio do Planalto, o governador Marconi Perillo felicitou o presidente Michel Temer pelas medidas de contenção de gastos que estão em discussão no Congresso. “São medidas corajosas, que visam conter os gastos públicos, reequilibrar as finanças dos governos federal e estaduais e dos municípios. Ações sem demagogia e com objetivos claros; o de fazer a travessia de um estado caótico para um estado onde as pessoas possam de novo ter acesso ao emprego, à renda e aos serviços que lhe são assegurados pela constituição”.

Marconi elogiou o comprometimento do governo do presidente Temer com as políticas públicas voltadas às pessoas que precisam do apoio do governo: “Isto está claro na medida em que o senhor redimensiona as políticas públicas no âmbito do Ministério das Cidades dando ênfase a programas que efetivamente tenham maior consequência na vida das pessoas”.

“Tão logo o ministro Bruno Araújo assumiu, tomei a iniciativa de procurá-lo para falar de um programa que foi muito bem sucedido em Goiás desde 1999, ano em que criamos uma rede de proteção social, algumas delas transformadas em políticas de amparo às famílias que mais necessitam em vários estados e até no Governo Federal”, salientou.

Marconi citou o Cartão Renda Cidadã, que foi transformado em Bolsa Família e a Bolsa Universitária, da qual nasceu o Prouni. O Cheque Reforma foi adotado em 2003 pelo governo Simão Jatene (PA), pelo governador Marcelo Miranda (TO), entre outros.

Ele considera o Cheque Reforma, baseado no Cheque Moradia criado em Goiás, um programa inteligente, agora ainda mais eficaz com os ajustes realizados pelo ministro Bruno Araújo. “Ele valoriza o comerciante de material de construção local e propicia à família que escolha onde e como vai investir”, pontuou.

“Eu tenho certeza – disse – que o sucesso desse programa é tão grande a custos tão baixos que o seu governo irá multiplicar por dez os recursos para 2018. Em Goiás, no período em que sou governador, nós já ultrapassamos as 200 mil famílias atendidas”.

Por fim, o governador reiterou seu apoio pessoal aos ajustes em curso no âmbito do Governo Federal. “Conte com meu irrestrito apoio nessas políticas todas que estão sendo implementadas por V. Excelência e que vão efetivamente transformar o Brasil”, assinalou.

O presidente Michel Temer elogiou os objetivos do Cartão Reforma com ênfase no alcance social da medida adotada pelo Governo Federal. No breve discurso que realizou, referiu-se à meta almejada pelo governador Marconi Perillo de duplicar os recursos, estabelecendo o objetivo de triplicar os investimentos no Cartão Reforma para 2018.