Pesquisa

Marconi é o mais influente nas redes sociais

É a primeira vez que o governador aparece no primeiro lugar desde que o Diário da Manhã começou a publicar com regularidade os rankings de influência nas redes sociais, em março de 2016

O governador Marconi Perillo (PSDB) ultrapassou o senador Ronaldo Caiado (DEM) e assumiu o posto de político goiano mais influente nas redes sociais. É o que mostra pesquisa realizada pela empresa Eureka Comunicação, especialidade em mídias digitais. É a primeira vez que o governador aparece no primeiro lugar desde que o Diário da Manhã começou a publicar com regularidade os rankings de influência nas redes sociais, em março de 2016. A pesquisa foi feita entre 25 de maio e 25 de junho.

Marconi ultrapassou Caiado devido ao aumento significativo na quantidade de conteúdo publicado. O volume de material cresceu diante da agenda movimentada do programa Goiás na Frente, onde Marconi chega a visitar até seis municípios num único dia de trabalho. A divulgação da assinatura de convênios e entrega de benefícios deu mais visibilidade aos perfis do governador no Twitter, Instagram de Facebook.

O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelos número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado).

Com mais de 500 mil seguidores no Twitter, Instagram e Facebook, Marconi virou referência nas redes sociais e há pelo oito anos aparece entre os políticos mais interativos e influentes nas redes, até mesmo em rankings e reportagens nacionais. O governador goiano usa a plataforma digital para prestar contas da administração e também compartilha momentos pessoais, ao lado da família e amigos.

Caiado caiu para o segundo lugar, na frente do deputado federal Delegado Waldir (PR), famoso por postar muitas cenas de crimes e violência. Na quarta posição está o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), que reforçou sua atuação nas redes neste ano e agora ocupa os primeiros lugares. Na sequência aparece o vereador Jorge Kajuru (PRP). O senador Wilder Morais (PP) também virou figura carimbada nas listas mais recentes.

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), é o único gestor municipal na lista. o deputado federal Marcos Abrão (PPS) também integra a lista. O vice-governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) voltam a marcar presença no ranking depois de figurarem na lista na primeira edição, em março do ano passado.

Ranking
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.