O governador Marconi Perillo cumpre, desta quinta (13) até sábado (15), em Buenos Aires (Argentina), agenda que prevê a participação em de seminário internacional do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), cujo tema é “Ações Bilaterais Brasil/Argentina”. Ele acompanha o presidente do Lide, o prefeito eleito de São Paulo, João Dória, e o economista Pérsio Arida (ex-presidente do Banco Central). Na comitiva estão também senadores, deputados federais, empresários, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), e secretários do governo federal.
Na noite de hoje, Marconi participa de um encontro com membros da empresa Roldão Atacadista e, depois, de uma reunião com representantes do Mercosul. Amanhã (sexta-feira 10), integra o seminário da Lide que discutirá as ações bilaterais entre Brasil e Argentina, no Alvear Palace Hotel. O evento começa às 9 horas e tem previsão de encerramento às 13 horas. Marconi estará acompanhado de mais de 20 expositores. Da Argentina, estarão presentes ministros, secretários de governo, empresários, uma senadora e uma deputada.
O seminário será dividido em dois painéis: “A nova face da América do Sul” e a “Integração Brasil e Argentina no contexto do Mercosul. Durante o seminário está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Após o seminário, a comitiva se reunirá com representantes das empresas Omint e BASF.
No sábado, o grupo encerra a agenda em reunião com empresários. Para Marconi, é muito importante o debate que o Lide promove em diversos países. “Nesses seminários debatemos com pessoas profundamente entendedoras de economia, mercado externo e intercâmbio cultural. O que buscamos é contribuir com a ampliação da plataforma de oportunidades entre povos, mercados e continentes. É extremamente importante para o Brasil, nesse momento de crise econômica, fortalecer e ampliar as relações comerciais”, diz.
Seminário Ações Bilaterais Brasil/Argentina
– JOÃO DÓRIA – presidente do LIDE.
– ALFONSO PRAT-GAY – ministro da Fazenda e Finanças Públicas da Argentina.
– GUSTAVO SANTOS – ministro do Turismo da Argentina.
– ELISEU PADILHA – ministro da Casa Civil do Brasil.
– ANDRÉS BOENINGER – secretário de Integração Produtiva do Ministério de Produção da Argentina.
– GABRIEL CASTELLI – secretário de Articulação e Monitoramento dos Ministérios Institucionais do Desenvolvimento Social da Argentina.
– FERNANDO FURLAN – secretário Executivo do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
– SÉRGIO DANESE – Embaixador do BRASIL na Argentina.
– MARCONI PERILLO – Governador do Estado de Goiás.
– PÉRSIO ARIDA – Chairman do BTG PACTUAL.
– MIRTHA LUNA – senadora e Presidente da Comissão de Turismo da Argentina.
– ANA AMÉLIA LEMOS – Senadora e Presidente da CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
– JOSÉ ANÍBAL – Senador do Brasil.
– ELISA CARRIÓ – deputada e Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Argentina.
– HERCULANO PASSOS – deputado Federal e presidente da Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados do Brasil.
– PEDRO VILELA – deputado Federal e Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Brasil.
– JUAN QUIRÓS – presidente da INVESTE SP e do LIDE Campinas.
– JUAN PROCACCINI – presidente da INVEST Argentina.
– LUIZ FERNANDO FURLAN – Chairman do LIDE.
– ROBERTO GIANNETTI DA FONSECA – vice-Chairman do LIDE.
– RODOLFO DE FELIPE – presidente do LIDE Argentina.
– GUSTAVO ENE – CEO do LIDE.
– ORLANDO FERRERES – economista e presidente do LIDE ECONOMIA Argentina.