ELEIÇÃO 2022

MDB é o partido com mais filiados em Aparecida de Goiânia; PT é o segundo

O MDB é o partido com o maior número de filiados em Aparecida de Goiânia.…

O MDB é o partido com o maior número de filiados em Aparecida de Goiânia. São 3.564 eleitores registrados na sigla na cidade da Região Metropolitana. Ao todo, o município possui 22.256 pessoas filiadas em partidos políticos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral e foram coletados nesta sexta-feira (15).

Parte desta liderança pode ser explicada pois era a sigla do ex-prefeito Gustavo Mendanha (hoje no Patriota) e de Maguito Vilela. Neste sentido, é também o partido com maior representatividade na Câmara Municipal, com seis vereadores. Entre eles o presidente da casa, André Fortaleza, que concorre a deputado estadual, e Gilsão Meu Povo, que também pleiteia vaga na Assembleia.

Inclusive aliados de Daniel Vilela (MDB), pré-candidato a vice-governador na chapa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), trabalham estrategicamente para ampliar os apoios em Aparecida de Goiânia.

Outros partidos

Enquanto isso, o PT é o segundo maior partido da cidade, com 2.082 filiados. No entanto, para se ter uma ideia, a sigla não tem nenhum vereador eleito. Nem mesmo pré-candidatos a deputados na eleição deste ano.

Já União Brasil, que nasceu da fusão entre DEM e PSL, tem 1.560 filiados em Aparecida. Apesar de ser partido do governador Ronaldo Caiado (UB), também não tem representantes na Câmara.

Seguido pelo PSC, partido do deputado federal Glaustin da Fokus, que tem base na cidade e tenta a reeleição. A sigla é ligada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Goiás.

Enquanto o Progressistas tem 1.481 filiados; seguido pelo PTB (1.387). Já o Patriota, partido de Gustavo Mendanha tem 1.343 filiados e o PL, de Major Vitor Hugo, conta com 1.190. O PSTU é o partido com menor número de filiados na cidade: apenas 11.

Número cresceu

O número de filiados a partidos políticos em Aparecida de Goiânia cresceu 4.37%. Em janeiro deste ano, havia 21.323 eleitores no município. O número saltou de março para abril, de 21.427 para 22.181, justamente no prazo final para as filiações partidárias do calendário eleitoral.

Fonte: TSE