MEC escolhe Angelita Lima como nova reitora da UFG
Nome escolhido pela comunidade acadêmica, em eleição realizada em junho de 2021, foi da professora Sandramara Matias Chaves
A diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Angelita Pereira de Lima, foi escolhida como a nova reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). O nome da professora, que é petista, foi confirmado a partir de publicação no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC) publicado nesta terça-feira (11).
O nome escolhido pela comunidade acadêmica, em eleição realizada em junho de 2021, foi o da professora Sandramara Matias Chaves, que constava com primeira indicação na lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário da UFG (Consuni).
Além dela, estavam os nomes de Karla Emmanuela Ribeiro Hora e Angelita Pereira de Lima.
Intervenção na lista tríplice
A avaliação no meio universitário é de que a escolha de Angelita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha sido uma forma de contrariar o resultado das eleições da UFG. Entretanto, o Consuni elaborou uma lista tríplice com nomes ligados à militância universitária, já que Karla Emmanuela é filiada ao PSOL, e Angelita ao PT, na tentativa da manutenção do nome de Sandramara.
Caso Angelita não aceite a indicação o Ministério da Educação poderá nomear um interventor.