MELHORIA NA SAÚDE

Médico de Maguito afirma que não há previsão de alta: “recuperação é lenta”

Prefeito eleito está em tratamento contra covid-19 em São Paulo. Internação já dura mais de 40 dias

Internado, prefeito Maguito Vilela trata nova infecção pulmonar

Em entrevista concedida à Rádio Sagres FM na manhã desta sexta-feira (4), o médico pneumologista Marcelo Rabahi esclareceu alguns pontos sobre o estado de saúde do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB). O profissional que acompanha o emedebista desde o início do tratamento contra covid-19 diz que ele passa por uma “fase de regeneração”, mas que “recuperação é lenta”.

Maguito foi transferido na quinta-feira (3) para UTI comum do Hospital Albert Einstein, onde está internado desde o dia 27 de outubro, após dois testes constatarem a não presença do coronavírus no organismo.

“A UTI em que ele estava era pra quem é positivo pra Covid-19 e cumpre uma série de protocolos para evitar a contaminação dos profissionais de saúde e de possíveis visitantes. Nessa outra UTI comum, o que favorece é um melhor contato dos familiares. E isso é um conforto a mais para o paciente”, avalia o médico.

Inflamação

Segundo Rabahi, o vírus desencadeia um processo inflamatório agudo no organismo que altera o modo como o oxigênio e o gás carbônico são processados pelo organismo, o que é complicador em casos de organismos mais suscetíveis como o de Maguito. “Como o vírus não está mais presente, ficou a inflamação, que está bem estabilizada. Essa inflamação não está progredindo”, diz.

A inflamação nos pulmões do prefeito eleito é tratada, segundo o médico pneumologista, com corticoides e com proteção para evitar danos aos órgãos. O uso da ECMO, máquina que auxilia na oxigenação do sangue, é neste sentido de “poupar” os pulmões.

“Nisso a gente tem muita tranquilidade, pois o pulmão ficou protegido. Agora é uma fase de regeneração, cujo o tempo vai de cada organismo. O suporte do ventilador mecânico é mínimo o que mostra claramente que o pulmão funciona a contento para oxigenação“, aponta.

Tratamento

Perguntado se Maguito estaria em estado gravíssimo ou grave, Marcelo Rabahi respondeu que se trata de semântica e o que importaria é que o quadro de saúde está estável. Do mesmo modo explicou que o prefeito eleito não se encontra em coma induzido, patológico ou irreversível, mas está sedado de forma prolongada.

A equipe médica ainda realiza testes constantes para avaliar as condições do organismo do paciente. Inclusive diminuindo os níveis de sedação. Foi em um desses momentos “de lucidez” que ele foi informado de que havia ganho a eleição para prefeito de Goiânia.

“Tentamos tornar o ambiente familiar. E isso faz parte de projetos de humanização no tratamento do paciente”, explicou Marcelo Rabahi.

Maguito completou 43 dias internado para tratamento contra covid-19. Ele foi diagnosticado com a doença causada pelo coronavírus no dia 20 de outubro e já no dia 22 foi internado no hospital Órion, em Goiânia, onde ficou até o dia 27 quando foi transferido para Hospital Albert Einstein após piora na inflamação dos pulmões.