ATUALIZAÇÃO

Médicos reduzem gradualmente sedação de Maguito

Novo boletim de saúde do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), informa que ele…

Novo boletim de saúde do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), informa que ele está estável e os médicos reduzem gradualmente a sedação. A nota foi divulgada nesta terça-feira (8).

Segundo o texto, o ex-governador segue na UTI, “traqueostomizado com ventilação mecânica em modo protetor, diálise contínua, quadro estável e redução gradual da sedação”.

O documento é assinado pelos médicos Carmen Barbas, pneumologista; Marcelo Rabahi, pneumologista; e Miguel Cendoroglo, Diretor Médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Confira na íntegra:

O senhor Luís Alberto Maguito Vilela encontra-se internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. Hoje, 08/12, encontra-se na UTI, traqueostomizado com ventilação mecânica em modo protetor, diálise contínua, quadro estável e redução gradual da sedação.

Luta de Maguito

No último sábado (6), Maguito teve uma melhora e os médicos retiraram o aparelho que auxiliava na oxigenação do sangue, chamado de ECMO – sinal de que o organismo do prefeito já consegue desempenhar a função sem auxílio externo.

Vale lembrar, Maguito foi intubado, pela primeira vez no dia 30 de outubro por conta de um quadro de insuficiência respiratória. Porém, ele evoluiu bem, sendo extubado em 8 de novembro, para respiração espontânea.

Uma semana depois, em 15 de novembro, o ex-governador precisou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo em ventilação mecânica invasiva. No dia 17 de novembro, foi iniciado tratamento dialítico seguido de instalação de ECMO para possibilitar ventilação protetora pulmonar.