Medidas restritivas em Goiânia devem continuar, mas Prefeitura estuda flexibilizar alguns setores
Comitê de Crise vai se reunir nesta sexta-feira para continuar os debates sobre quais restrições serão mantidas na cidade
Há dois dias os técnicos do Comitê de Crise da Prefeitura de Goiânia, secretários e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reúnem para debater quais serão as regras de combate à Covid-19 do próximo decreto, que deve ser publicado nos próximos dias pela Prefeitura da capital. A coluna apurou que medidas restritivas vão continuar, mas que há a tendência de flexibilização em alguns pontos para permitir a retomada de atividades. Nas reuniões, Rogério Cruz tem defendido que é necessário cautela com o grave momento que a Saúde da cidade está vivendo, mas avalia que o cenário econômico é mais delicado que o do início da pandemia, quando existiam os auxílios emergenciais, linhas de crédito às empresas e flexibilização dos contratos trabalhistas por parte do governo federal. Mediadas que a Prefeitura não tem prerrogativa de adotar. À exceção da área social. Renda Família, programa de transferência de renda da Prefeitura de Goiania, é visto na administração como um socorro às famílias nesse momento grave da pandemia, com um auxílio de R$ 300 por seis meses.
Quantitativo
Cerca de 5 mil famílias já estão cadastradas no programa social e as inscrições seguem até o final do mês.
Guerra Fria
O mandato de Vilmar Rocha como presidente do PSD vai até março do ano que vem, mas há quem diga dentro do partido que o senador Vanderlan Cardoso, que caiu nas graças do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, pode assumir o partido antes mesmo da eleição.
Carta na manga
As conversas internas são de que o trunfo de Vanderlan é o mais novo filiado ao partido em Goiás, o ex-ministro Henrique Meirelles.
Parou
As articulações do governo com os deputados estaduais para aumentar a base governista na Assembleia Legislativa estão suspensas por enquanto.
Justificativa
O secretário de Governo, Ernesto Roller, justifica que com a Assembleia Legislativa sem atividades presenciais, o diálogo com os parlamentares esfriou. As conversas devem ser retomadas a partir da próxima semana.
Referencia
A médica goiana epidemiologista Cristiana Toscano vai ser uma das entrevistadas do programa Roda Viva, da TV Cultura, na próxima segunda-feira (15). A edição especial vai debater sobre as vacinas contra a Covid-19. Cristiana é única integrante sul-americana da Iniciativa Global pelas Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Acelerado
Em dois meses, a Secretaria de Infraestrutura fez 56 km de asfalto novo em Goiânia e pavimentação em 21 bairros. O trabalho começou a ser feito ainda na final da gestão de Iris Rezende.
Magalu
O presidente da Fieg, Sandro Mabel, se reuniu remotamente com a dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, para debater sobre a união de esforços entre a iniciativa privada e os governos municipais, estaduais e federal para a aceleração da vacinação em massa contra a covid-19 no Brasil.