Mercado político não aposta em Vanderlan para prefeito de Goiânia
Cotação do senador do PSD cai depois da divulgação das primeiras pesquisas eleitorais
Sofreu considerável baixa no mercado político de Goiás, nos últimos dias, a percepção de que o senador Vanderlan Cardoso entraria como favoritaço na eleição para prefeito de Goiânia em 2024. Por ter disputado os pleitos na capital em 2016 e 2020, esperava-se que ele apareceria com números melhores nas pesquisas, o que não aconteceu.
No levantamento espontâneo da Goiás Pesquisas, publicado pelo Mais Goiás recentement, ele tem 3,05%, quase três vezes menos do que onex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), com 9,62% das intenções de voto. Na pesquisa estimulada, figura em primeiro lugar com 20,34% das intenções de voto, sem a apresentação do nome de Mendanha.
O leitor pode perguntar: como esfriaram as apostas em Vanderlan se ele lidera a pesquisa? A resposta é que o índice é baixo se considerado o possível recall das últimas eleições. Vanderlan disputou todas. Dessa forma, o mercado político, muito sensível, precificou para baixo a candidatura dele. Outro sinal ruim é o próprio parlamentar declarar que só vai se posicionar em 2022, sinal interpretado como insegurança. No meio político, por exemplo, já se brinca que não há certeza sobre quem vai ganhar para a prefeitura de Goiânia, mas já se sabe quem perderá: Vanderlan.
Por isso, no momento, ninguém mais aposta nele.