Mil casas em um só dia: Iris ganha reconhecimento mundial
No primeiro ano de seu mandato inicial como governador, político participou da maior construção de moradias populares do Brasil, feito reconhecido até pelo Livro dos Recordes
O ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (MDB), que morreu nesta terça-feira (9) aos 87 anos deixa uma infinidade de obras em Goiás, mas a que ganhou notoriedade e fez com que o político ficasse conhecido nacionalmente, foi a construção de mil casas populares em Goiânia em um só dia. O feito foi citado até mesmo no Guinnes Book, o Livro dos Recordes.
Menos de um ano após vencer uma eleição acirradíssima contra o então governador Ary Valadão, que disputava a reeleição, Iris convocou a população para, no dia 16 de outubro de 1983, construir mil casas populares em uma área que ficava às margens da GO-070, na saída para Goianira. Surgiu então, a Vila Mutirão, ainda hoje composta por imóveis feitos com kits pré-moldados e placas de concreto que eram encaixadas como quebra-cabeça.
Transmissão ao vivo do surgimento da Vila Mutirão
A construção foi transmitida ao vivo por emissoras de televisão de Goiânia, e, poucas horas depois, se transformou em manchete dos principais telejornais do Brasil. O próprio Iris Rezende participou do mutirão, onde ajudou a capinar um lote e a erguer parte de uma casa.
Com prestações baixas e que poderiam ser pagas em vários anos, as moradias foram repassadas a pessoas de baixa renda que já estavam cadastradas em programas sociais do Governo de Goiás. Muitas delas até então viviam debaixo de lonas, em áreas invadidas.
O Livro dos Recordes confirmou o mutirão de Goiânia como “o maior número de casas construídas em um só dia no mundo”.
LEIA MAIS:
Sob desconfiança de que voltaria atrás, Iris se aposentou há mais de um ano