HOMENAGEM

“Minha mãe ajudou meu pai a fazer a história dele”, diz filha de Dona Iris

A ex-senadora e ex-deputada federal morreu de complicações no pulmão na última terça-feira (21), em um hospital de São Paulo

Ana Paula Machado, filha de Iris Rezende e Dona Iris, prestou uma homenagem à mãe durante o velório da ex-primeira-dama na manhã desta quarta-feira (22), no Paço Municipal, em Goiânia. A ex-senadora e ex-deputada federal morreu de complicações no pulmão na última terça-feira (21), em um hospital de São Paulo.

Segundo Ana Paula, as trajetórias políticas de Iris Rezende e Dona Iris não podem ser separadas. Ela lembrou que a mãe foi primeira-dama ainda aos 22 anos, quando Iris foi eleito prefeito de Goiânia pela primeira, em 1966. O último cargo político que ocuparam foram de prefeito e primeira-dama da capital, com mandato finalizado em 2020.

“Nada consegue abarcar a grandeza que fizeram da vida. É difícil falar da minha mãe sem falar do meu pai. Não existia Iris sem Dona Iris do lado. Não existia Dona Iris sem Iris ao lado. Minha mãe ajudou meu pai a fazer a história dele. E meu pai ajudou a construir a história dela”, disse.

“Estão juntos novamente”

Além disso, Ana Paula Machado fez questão de lembrar do afeto que Dona Iris tinha pelo ex-prefeito Iris Rezende.

“Quando ele se foi, ela perdeu muito da sua graça, do seu entusiasmo. A saudade doía muito nela. Mais do que qualquer outra. Agora, tenho certeza que estão juntos novamente. Rindo, contando histórias, revivendo orgulhosos a história da nossa família, que é unida pelo amor e pela fé em Deus”, reforçou.

Ainda salientou o legado deixado pela mãe e o carinho que tinha por ela. “Minha mãe deixa um legado íntegro, edificante, inspirador. Deixa o exemplo de mulher forte, destemida, sempre muito guerreira. Lutou pelas mulheres, crianças e pelos que mais precisavam. Foi a voz de muitos e foi amor para nós”, disse.