REGRAS IMEDIATAS

Ministério publica portaria com normas de acesso à água após morte de fã de Taylor Swift

Texto "estabelece estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivias e quaisuqer eventos de grandes proporções"

Após a morte da jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal por conta do forte calor no Rio de Janeiro durante da cantora Taylor Swift, na noite de sexta (17), o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou portaria nesta tarde de sábado (18). Dentre outras coisas, a medida aborda acesso à água em eventos de grandes proporções.

O texto, que “estabelece estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções”, diz que as empresas responsáveis pela produção devem “garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso a todos os presentes, em qualquer caso sem custos adicionais ao consumidor”.

A portaria também prevê pontos de venda de comidas e bebidas em regiões estratégicas, bem como garantia de espaço físico e estrutura necessária para um rápido resgate de participantes em caco de intercorrências. O documento foi assinado pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous Filho, e divulgado pelo ministro Flávio Dino no X.

“Essa é a Portaria editada pelo Ministério da Justiça, para cumprimento obrigatório e imediato. Equipe está se dirigindo ao local do evento de hoje para notificação, além da publicação no nosso Site. A Secretaria Nacional do Consumidor também está informando ao Governo do Rio e à prefeitura da cidade”, escreveu.

Mais cedo, o ministro já havia antecipado que haveria a publicação da portaria. “A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de acesso à água em shows e outros espetáculos públicos.”

Sobre a vítima, Benevides estava na grade e desmaiou no local. Ao jornal Folha de S.Paulo, o amigo dela, que é enfermeiro, disse que a jovem foi reanimada no estádio, mas teve uma segunda parada no caminho para o hospital próximo ao Engenhão, no Méier, zona norte do Rio. A sensação térmica do local chegou a 60ºC e cerca de mil pessoas desmaiaram no evento.

A Tickets For Fun, empresa responsável pelos shows da cantora no País, emitiu comunicado à imprensa. Nele, ela lamentou a morte, mas não se pronunciou sobre a questão da temperatura no estádio.