ELEITORAL

Ministro Nunes Marques é eleito suplente no TSE

Decisão ocorreu por nove votos a um

Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques foi eleito suplente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na vaga aberta pela aposentadoria de Marco Aurélio. A decisão ocorreu por nove votos a um.

Apenas Nunes não votou em si mesmo. Ele optou por Dias Toffoli. A votação aconteceu antes da sessão judicial do STF, nesta quarta-feira (4), virtualmente.

“Espero que um pouco da minha experiência como advogado e dois biênios como juiz da classe jurista do TRE do Piauí possam de alguma forma contribuir para o aperfeiçoamento daquele jurisdição”, disse após ser aclamado.

Vale lembrar, Nunes Marques foi indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no ano passado. Ele ocupou a vaga que seria de um ministro “terrivelmente evangélico”, como chegou a prometer o gestor federal antes da indicação.

Diferente dos colegas, ele defende a discussão do voto impresso proposto pelo presidente. Em nota, ele “reconhece que o debate acerca do voto impresso auditável se insere no contexto nacional como uma preocupação legítima do povo brasileiro e que Sua Excelência, na condição de Juiz, respeitará a expressão da vontade popular a ser externada pelo Congresso Nacional, foro adequado para tais debates, seja mantendo ou alterando a sistemática de votação e apuração de votos, nos termos da Constituição”.